Como instalar os drivers ADB de dispositivos Android no Windows

3 min de leitura
Imagem de: Como instalar os drivers ADB de dispositivos Android no Windows
Imagem: Android Central

Todo mundo sabe que uma das maiores vantagens do Android é a liberdade de personalização que o SO oferece ao usuário. Quem curte fazer modificações mais pesadas no sistema pode usar o próprio kit de desenvolvimento oferecido pela Google e brincar à vontade com seu smartphone através do Android Debug Bridge – o tão famoso ADB. O termo se refere ao estado em que seu dispositivo está conectado ao computador e pode ter seu software modificado através de linhas de comando.

Porém, para que você possa usufruir dessa funcionalidade, é necessário que os drivers ADB de seu aparelho móvel estejam instalados na máquina em questão – e essa costumava ser a parte mais difícil da coisa toda, já que muita gente precisa ficar passando horas na internet para encontrar os drivers corretos para seu modelo de celular. Felizmente, as coisas mudaram nos últimos tempos. Já existem diversos softwares para Windows especializados em detectar seu telefone, buscar os drivers corretos na web e instalá-los na máquina em poucos segundos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para este tutorial, utilizaremos um programa gratuito batizado como ADB Driver Installer – você pode baixá-lo através deste link. Porém, antes de prosseguirmos, vale a pena relembrar que você precisa ativar o modo de Depuração USB no celular ou tablet que planeja conectar ao desktop. Para isso, entre na janela de configurações do gadget, acesse o menu  “Opções de Desenvolvedor” e ative a opção em questão. Só então dê dois cliques no executável recém-baixado.

Passo a passo

A interface do ADB Driver Installer é muito simples, tal como o procedimento para utilizá-lo. Você terá uns passos a mais caso esteja usando o Windows 8/8.1 ou 10 em 64 bits, mas nada muito complexo. Primeiramente, conecte seu dispositivo Android ao computador e clique no botão “Refresh”, conforme indicado na imagem a seguir. O software deverá reconhecer a marca de seu gadget (se ele não conseguir identificá-lo, exibirá um nome genérico relacionado ao chipset, como Qualcomm ou MediaTek).

Selecione o dispositivo, e, em seguida, clique em “Install”. Aqui mora o problema para os usuários do Windows 8 ou 10: essas versões do SO possuem um módulo que verifica a autenticidade das assinaturas dos drivers e impede a instalação de pacotes desconhecidos. O ADB Driver Installer fará com que seu PC reinicie.

Quando ele ligar, exibirá uma tela azul com algumas opções. Siga pelo seguinte caminho: Solução de Problemas > Opções Avançadas > Configurações de Inicialização > Reiniciar. A máquina vai reiniciar mais uma vez, e outra tela azul deve aparecer. Dessa vez, simplesmente pressione a tecla 7, referente à opção “Desabilitar Imposição de Assinatura de Driver”. Agora sim, esse recurso está desativado.

Execute novamente o ADB Driver Installer, permita que ele reconheça o dispositivo e clique em “Install”. O Windows Security emitirá mais um aviso de que a procedência dos drivers não foi identificada; simplesmente selecione “Instalar este software de driver mesmo assim”.

Pronto, agora o driver ADB de seu aparelho está devidamente instalado na sua máquina! Há duas formas de confirmar o sucesso do procedimento. O primeiro é pelo próprio ADB Driver Installer; ao clicar em “Refresh”, ele deve dizer que o driver do gadget está “Ok” (anteriormente, ele devia apontar “Driver incorrectly”).

Outra maneira é abrir o Prompt de Comando do Windows e digitar adb devices, pressionando Enter logo em seguida. O sistema operacional vai fazer uma varredura para detectar todos os smartphones e tablets conectados ao PC e que estão com os drivers ADB devidamente instalados. Confira abaixo uma mensagem que indica o sucesso de seu trabalho.

Agora você pode baixar o kit de desenvolvimento do Android (SDK) e fazer as modificações que quiser no seu dispositivo. Mas lembre-se: o ADB pode danificar seu eletrônico se for utilizado da forma incorreta, então apenas se aventure nesse mundo caso realmente saiba o que está fazendo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.