Android: como impedir a conexão de apps à internet via WiFi e dados móveis

1 min de leitura
Imagem de: Android: como impedir a conexão de apps à internet via WiFi e dados móveis

O monitoramento e controle do tráfego de dados via internet é uma das formas mais eficazes de se evitar malwares e ataques hacker. Mas são poucas as ferramentas que possibilitam ao usuário do Android o gerenciamento das ações de aplicativos em ambiente online – no Windows, por exemplo, o recurso de firewall nativo garante ao internauta certa proteção contra agentes maliciosos.

Encerrar o acesso à grande rede por parte do celular é possível, é verdade; determinar quais apps devem ou não estabelecer conexão, contudo, exige comandos por vezes trabalhosos. Neste tutorial, você vai aprender a gerenciar as ações de todos os apps instalados em seu telefone a partir de apenas alguns toques. Baixe um serviço gratuito, conceda permissões para configuração de uma conexão VPN e não apenas proteja-se contra ameaças, mas também poupe banda e bateria em seu aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Baixe o aplicativo

O download de NetGuard pode ser feito gratuitamente através desta página (via Google Play). Atenção: para funcionar, o aplicativo requer Android 5.0 ou superior.

É preciso, ainda, permitir o estabelecimento de uma Rede Particular Virtual (VPN); aguarde pela finalização do processo de instalação do serviço e então aperte “OK” nas telas seguintes. Feito isso, o gerenciamento dos seus apps já poderá ser feito.

Gerencie a conexão dos apps

A interface de NetGuard é bastante objetiva. Mas, antes que você possa gerenciar suas conexões, o novo serviço tem de ser habilitado: já com sua VPN estabelecida, clique sobre a chave “ligar”. Agora, basta controlar o tráfego de sua internet.

Opções de exibição podem ser também consultadas junto do cabeçalho do app.

Para interromper o uso de dados móveis, toque sobre o ícone que representa uma torre de sinal. Para bloquear o acesso à internet através de redes abertas ou privadas, clique sobre a figura de conexão WiFi.

Determine suas preferências de configuração

São várias as opções de controle admitidas por NetGuard. Em “Configurações”, por exemplo, o fluxo de dados móveis e WiFi pode ser interrompido para todos os aplicativos de uma vez. É possível também permitir conexão à internet apenas quando a tela está ligada ou até mesmo aplicar suas preferências a redes domésticas específicas.

 Suas preferências podem ser gerenciadas em "Configurações".

...

Qual antivírus você usa em seu celular? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.