Seu smartphone atende às suas necessidades? Se você não utiliza os privilégios gerados a partir da certificação de superusuário (SU), é bastante provável, então, que os recursos nativos de seu aparelho deem conta de lidar com as tarefas do cotidiano.

Isso não significa, porém, que celulares sem root não possuem configurações avançadas: opções de desenvolvedor e uma interface dedicada a uma série de testes por parte do OS da Google são alguns dos ajustes que podem ser consultados por usuários que desejam obter acesso a recursos adicionais.

Pois maravilhe-se: seu Android tem “opções secretas” que podem ser consultadas a partir de códigos simples. Neste rápido tutorial, você vai aprender a acessar menu “Testando”; a forma de ativar os ajustes dedicados a desenvolvedores também será descrita.

Veja como é fácil revelar os segredos de seu smartphone sem root.

Acesso ao menu “Testando”

Sem enrolação: acesse o discador de seu celular e digite o código “*#*#4636#*#*”, sem aspas. Não aperte o botão “discar”; ao final da sequência de símbolos e números, o menu “Testando” vai pipocar automaticamente sobre sua tela.

Não inserimos o símbolo "*", pois a abertura da interface "Testando" seria feita — o que não permite a captura de tela para a exibição do "código secreto".

Opções de desenvolvedor

Acesse as configurações de seu celular e clique em “Sobre o telefone”. Em seguida, toque por cerca de sete vezes sobre “número da versão” até que o alerta “Você agora é um desenvolvedor!” seja exibida. Pronto! Uma série de recursos destinados a usuários avançados do Android vai passar a ser mostrada em “Configurações”, acima da opção “Sobre o telefone”.

Nota: os procedimentos descritos acima devem funcionar de modo semelhante mesmo em aparelhos que contam com versões diferentes do Android. A interface e, talvez, a forma de acesso à opção “número da versão” podem sofrer variações.

Atualização: aparelhos da linha Galaxy, da Samsung, podem ter suas funções secretas ativadas por meio de outros códigos. Confira a seguir alguns dos atalhos:

  • Teste de ajustes de GPS: *#*#1472365#*#*
  • Teste de Bluetooth: *#232331#
  • Modo de Testes Gerais: *#0*#
  • Teste do sensor de luz: *#0589#
  • Teste do sensor de proximidade: *#0588#


E aí, funcionou?

Você acha necessário fazer root no Android? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: