Bem sabemos: para que uma conexão privada sem fio possa ser compartilhada, uma mesma senha tem de ser usada pelos usuários de uma rede. Mas e quando a sequência de números ou letras é esquecida? Neste tutorial, você vai aprender a consultar a senha de seu WiFi por meio de um computador ou aparelho Android.

Através do Windows, programa algum tem de ser usado; junto do sistema operacional da Google, um gerenciador de arquivos para celulares ou tablets precisa ser instalado – o dispositivo, ainda, deve estar com root (saiba como obter acesso de superusuário no sistema Android por meio deste link).

No Windows

Clique com o botão direito sobre o ícone de conexão à internet localizado à direita do canto inferior da tela. Abra então a opção “Abrir Central de Rede e Compartilhamento”. Selecione sua conexão e dê dois cliques sobre o link exibido. Em “Status de Wi-Fi”, ative a opção “Propriedades de Conexão Sem Fio”.

Note que uma nova janela será aberta: abra a aba “Segurança”, marque a caixa “Mostrar caracteres” e pronto! A senha de sua rede WiFi será mostrada em “Chave de segurança de rede”.

Em aparelhos Android

Atenção: os comandos descritos a seguir funcionam apenas para algumas versões do OS da Google. As mais recentes edições do Android, como a 5.0, exibem os dados de senha de modo criptografado por motivos de segurança.

Para que a consulta à senha possa ser feita, seu dispositivo terá de estar com root (saiba mais sobre como obter acesso de SU aqui; entenda como a certificação funciona por meio desta página). Baixe um gerenciador de arquivos para mobiles com root através da própria Play Store, como o Root Browser.

Abra o app e acesse a pasta "data", vá para “misc”, entre em “wifi” e encontre a extensão “wpa_supplicant.conf”; toque sobre o arquivo e o abra com o “RB Text Editor”. A senha de sua rede WiFi deverá ser exibida ao lado da linha “psk” enquanto o nome da rede aparece em “ssid”. Seu Android exibe uma série criptografada de números e letras? Consulte o método para PC de acesso à senha e compartilhe seu sinal WiFi com demais usuários.

Você conhece mais dicas sobre como compartilhar sinal WiFi? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: