A capacidade de gerenciamento de múltiplas tarefas é um aspecto relevante do sistema Android. Com suporte à execução simultânea de aplicativos de modo a não comprometer de forma drástica os recursos de memória e processador, este serviço ficou em evidência principalmente a partir dos recursos disponibilizados pelo Galaxy Note Edge.

É que aplicativos recentes ou favoritos podem ser acessados a partir de um toque sobre a borda do dispositivo da Samsung, o que facilita a operação e o gerenciamento das ações dos softwares. Então, que tal atribuir ao seu aparelho Android a mesma proposta do Galaxy Note Edge? Acontece que o “Edge – Quick Actions” faz com que seja possível acessar aplicativos através de um simples deslizar de dedos.

Calibre o app

O download de Edge – Quick Actions pode ser feito gratuitamente por meio da Google Play (acesso). Uma vez instalado, as configurações básicas do app é que devem ser feitas. Toque sobre o ícone da ferramenta e, logo na primeira tela, acerte os seguintes e principais ajustes:

Se seu sistema estiver atualizado para o Android 5.0 Lollipop, ative a função “Enable Usage Access” para fazer com que os aplicativos recentes sejam exibidos pelo app.

Em “Show/hide elements”, determine quais aplicativos serão exibidos pelo recurso (recentes ou favoritos). Opções de ajuste para sensibilidade e posicionamento da aba sensível ao toque podem ser também consultadas nas configurações

A altura e posição da barra que deve ser tocada para ativação de Edge – Quick Actions pode ser regulada em “Active edge settings”.

Como usar?

Toque sobre a borda direita ou esquerda da ferramenta e mantenha o local pressionado. Em seguida, uma faixa com os aplicativos recentes ou favoritos (ver tópico acima) será mostrada. Deslize então seu dedo para cima do aplicativo que deverá ser aberto.

Mas atenção: iniciadores que contam com funcionalidades que se valem do pressionar das bordas podem comprometer as ações de Edge – Quick Actions. 

Cupons de desconto TecMundo: