Android: 4 aplicativos para fazer root automaticamente em seu celular

4 min de leitura
Imagem de: Android: 4 aplicativos para fazer root automaticamente em seu celular
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Obter a certificação de superusuário em dispositivos Android se tornou prática comum, e realizar a operação de root, processo que gera permissões de administrador, não exige mais conhecimentos avançados por parte de quem decide renunciar à garantia de um aparelho. O aumento no número de programas dedicados a essa operação se dá também em função da alta na demanda por serviços que solicitam autorização de SU (saiba mais aqui).

Mas o conceito de “root” ainda assusta: criado com base no Linux, o processo para obtenção de licenças de superusuário possibilita que aplicativos desenvolvidos de forma independente e postados fora da Google Play sejam instalados em smartphones com o sistema operacional da “Gigante das Buscas”.

O preço que usuários pagam pela liberação do Android pode ser alto (além de perder a garantia, quem faz root pode comprometer o software do aparelho). Fato é que fazer rodar, por exemplo, interfaces temáticas diferentes que exigem acesso à raiz é um convite tentador. Quer se aventurar no “mundo sem limites” que aparelhos com root desvelam? Então acompanhe nossa lista dos aplicativos que, por meio de poucos comandos, são capazes de destravar seu mobile.

Atenção: ao realizar o processo de root, a garantia oferecida pela fabricante de seu celular é perdida. O programa para geração de certificado de SU pode ainda danificar seu software.

Será que vale a pena fazer root em aparelhos Android? Confira nossa opinião aqui.

Fontes desconhecidas

A instalação dos aplicativos responsáveis por realizar a operação de root será feita por meio de um computador ou através de APKs. Isso significa que você deve permitir a instalação de apps baixados a partir de fontes desconhecidas em seu dispositivo móvel. Acesse as “Configurações” e então vá até “Bloquear tela e segurança”. Encontre “Fontes desconhecidas” e habilite a função.

Para fazer root

Listaremos abaixo quatro aplicativos capazes de realizar a operação. Alguns deles exigem a execução de poucos comandos, outros têm de ser operados via PC junto de um celular.

KingRoot

KingRoot é um dos aplicativos baseados em nuvem dedicados à operação de root mais populares da atualidade. Para que a certificação de SU seja adquirida, o usuário tem somente de instalar o app e tocar sobre o botão central da tela. Apesar de estar em chinês, o programa não apresenta dificuldade alguma de operação.

Uma vez identificado o modelo de seu smartphone, o processo é então iniciado. Se finalizado com sucesso, um sinal de “V” em verde é exibido, como na imagem acima. Vale mencionar que KingRoot conclui em mais de 60% das vezes a operação de root em aparelhos Android, o que faz do aplicativo uma das ferramentas mais afiadas disponíveis.

  • O download do app pode ser feito via XDA (o link direto está disponível aqui).

Kingo Android Root

Kingo Android Root é outro programa capaz de realizar o root de forma automática. Este aplicativo conta também com versão para computador. Se você optar por usar o PC, conecte o aparelho via USB e certifique-se de ativar o modo “Depuração USB” – se esta opção não for exibida, vá em “Sobre o telefone” e toque por repetidas vezes sobre “Versão do sistema”.

Em seguida, a verificação da possibilidade de se fazer o root será iniciada. Assim que os drivers necessários forem baixados, tudo o que você tem a fazer é apertar “ROOT”. Clique em “Finish” após a conclusão da ação e pronto. Em seu celular, o APK vai funcionar como o KingRoot: basta tocar sobre o botão central do app para que o root seja feito.

  • Clique aqui para baixar Kingo Android Root para PC.
  • Link para download do APK (versão mobile).

One Click Root (pago)

One Click Root é um aplicativo pago não apenas capaz de prover a certificação de superusuário. O serviço oferece suporte aos aparelhos e fornece instruções sobre como instalar ROMs e MODs, por exemplo, através de uma central de atendimento online 24h disponível para todos os dias da semana.

Em sua versão grátis, a ferramenta apenas verifica a possibilidade de se fazer root. Basta instalar o app, ativar o processo e, se o aviso “Congratulation! Your Device Can Be Rooted” aparecer, tocar sobre “Root Device”. Em seguida, um cadastro junto do serviço tem de ser feito para que a operação seja devidamente concluída.

  • Acesse o serviço online aqui.

iROOT

Compatível com mais de 8 mil modelos de aparelhos Android, o iROOT funciona de modo semelhante ao Kingo Android Root. Conecte seu celular ao computador e, com o modo “Depuração USB” ativado, aguarde pela verificação de seu sistema. É possível realizar a operação em seu aparelho? Então clique em “Root”, aguarde por alguns minutos e finalize o processo. Aplicativos em chinês que exigem acesso de superusuário são também sugeridos pelo programa.

Aplicativos são também sugeridos durante a execução de iROOT.

  • Baixe o programa em seu computador nesta página.
  • Nota: um Samsung Galaxy S5 foi utilizado durante nosso teste. O programa, apesar de ter apontado a possibilidade de se fazer o root, falhou durante a operação. Se este erro aparecer em sua tela, clique sobre "Retry" para repetir a tentativa.

Bônus: como “rootear" quase todos os aparelhos Android

Listamos já há algum tempo um método capaz de fazer root em aparelhos desenvolvidos entre os anos de 2012 e 2014. Apesar de contar com um passo a passo relativamente complexo, o Framaroot promete gerar acesso de SU a uma gama de smartphones com Android. Confira neste artigo um tutorial detalhado sobre como fazer root em quase todos os aparelhos da “Gigante das Buscas”.

....

Dúvidas quanto ao processo para acesso de SU? Clique sobre as matérias abaixo e saiba tudo sobre root.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.