Mini PCs com Android não são novidade nenhuma no mercado, mas uma nova solução nessa área chamada “Remix Mini”, fabricada pela Jide, parece ser o primeiro modelo que realmente tenta transformar o SO da Google em uma solução aceitável para usar com teclado e mouse. O dispositivo conta com o Android Lollipop, mas sua interface foi bastante retrabalhada para funcionar mais ou menos como a do Windows.

Essa personalização da Jide se chama “Remix OS” e já está presente em um tablet chamado Remix, que é muito similar ao Surface. Esse aparelho foi o primeiro projeto da marca e teve financiamento coletivo alcançado através do Kickstarter. A startup já entregou os tablets aos apoiadores, e, ao que parece, o feedback tem sido positivo.

Voltando ao Remix Mini, o computador será ainda mais otimizado para ser usado como desktop, mas ainda assim terá acesso à toda a Play Store e seus milhões de apps de produtividade, inclusive Word e Excel da Microsoft.

A Jide ainda não colocou o Remix Mini para financiamento coletivo no Kickstarter, mas isso deve acontecer ainda durante o mês de julho. O preço inicial deve ser US$ 20, o equivalente a R$ 62 na cotação atual.

Além do mais, muito provavelmente será possível importá-lo para o Brasil, uma vez que o site de financiamento coletivo normalmente realiza entregas globalmente. Vale destacar também que, como o valor é baixo, é possível que a Receita Federal não aplique taxas de importação sobre ele. Portanto, trata-se de um ótimo negócio.

Inicialmente, as especificações do modelo mais básico do Remix mini são:

  • Processador: quad-core 1,5 GHz
  • SO: Android Lollipop com interface Remix OS
  • RAM: 1 GB
  • Armazenamento: 8 GB
  • Conectividade: WiFi b/g/n, Ethernet, HDMI 1.4 e Bluetooth 4.0
  • Dimensões: 12,45 x 8,9 x 2,54 cm

O maior destaque da interface Remix OS é a possibilidade de trabalhar com janelas flutuantes para cada aplicativo, assim como no Windows para PCs. Você pode conferir algumas imagens de como essa interface funciona no tablet Remix. Contudo, detalhes sobre a versão para o Remix Mini devem estar disponíveis assim que a Jide lançar o produto no Kickstarter. Portanto, fique ligado no TecMundo para saber mais sobre o produto.

Cupons de desconto TecMundo: