A calculadora é um dos aplicativos mais básicos de um sistema operacional móvel. No Android, por exemplo, essa ferramenta está presente desde as primeiras versões do SO. Portanto, podemos assumir que o Android sempre foi capaz de executar uma simples calculadora.

Mas e o contrário? Será que uma simples calculadora é capaz de rodar o Android? Se estivermos falado do modelo Nspire CX, da Texas Instruments, e da versão 1.6 Donut do sistema operacional da Google, também podemos assumir que sim, é possível, e o vídeo que abre esta matéria é a prova disso.

Calculadora rodando o Android 1.6 Donut.

Mas como?

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que a Nspire CX não é uma calculadora tão simples. Considerado um dos antepassados dos smartphones, esse item traz um display de 3,5 polegadas (resolução 320x240), 100 MB de armazenamento interno e 64 MB de memória RAM.

Não parece muito, mas é o suficiente para rodar o Android 1.6 Donut e, inclusive, executar alguns joguinhos simples. O autor do experimento, Josh Max, ainda brinca com resultado final: "Eu ouvi que você gosta de calculadoras, então eu coloquei um Android na sua calculadora, para que você possa fazer cálculos no seu Android".

E o resultado é exatamente esse: uma calculadora que executa Android que também possui um app de calculadora. Confuso?

Cupons de desconto TecMundo: