Android M permitirá, nativamente, a instalação de apps em cartões microSD

1 min de leitura
Imagem de: Android M permitirá, nativamente, a instalação de apps em cartões microSD

Embora muitos fabricantes distribuam versões modificadas do Android com suporte completo a cartões microSD, o fato é que a Google nunca apoiou a ideia de que aplicativos fossem instalados em memórias de armazenamento externas.

Entretanto, depois de anunciar vários recursos interessantes na Google I/O deste ano, a documentação para desenvolvedores do Android M revelou que a nova versão do sistema operacional oferecerá suporte completo a cartões microSD, o que significa que aplicativos poderão ser completamente instalados nessas memórias.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Adoptable Storage Devices

A possibilidade, no entanto, dependerá ainda do desenvolvedor, que precisa incluir a permissão no arquivo “manifest” do aplicativo. Além disso, o cartão será criptografado e reformatado pelo sistema para que tudo funcione como deveria, já que, na verdade, o novo “Adoptable Storage Devices” apenas fará com que o sistema enxergue a memória externa como sendo a interna – uma jogada inteligente para evitar problemas de compatibilidade com apps mais antigos.

O recurso também deve ser totalmente compatível com pendrives USB, pois o Android M suporta, por padrão, USB OTG. Contudo, ainda não se sabe se o SO permitirá que esse tipo de mídia fique conectada de forma indefinida – algo que faz muito mais sentido em televisores e consoles que rodam Android.

A nova funcionalidade ainda deixa algumas questões em aberto. Afinal, as pessoas ainda serão capazes de remover o microSD a qualquer momento, e o sistema precisará lidar de alguma forma com os apps que foram instalados lá, mas que não se encontram mais disponíveis. Além do mais, a premissa da criptografia e formatação do cartão pode trazer problemas para acessar fotos, músicas e outros arquivos comuns que as pessoas costumam guardar em cartões externos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.