Sabe os Androids que vêm com apps da Microsoft? Fabricantes ganharam abate

1 min de leitura
Imagem de: Sabe os Androids que vêm com apps da Microsoft? Fabricantes ganharam abate

De acordo com o site Digitimes, as 11 fabricantes que fizeram parceria com a Microsoft para instalar apps da empresa em seus aparelhos Android ganharam, em contrapartida, descontos na utilização de patentes relativas ao sistema operacional da Google.

Caso você não saiba, a companhia cofundada por Bill Gates detém patentes fundamentais referentes a aparelhos móveis e obriga vários fabricantes de Android a pagar por seu uso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o site Phandroid, é estimado que a Microsoft ganhe de US$ 7 a US$ 15 por aparelho fabricado. Levando em consideração que os dispositivos Android vendem centenas de milhões de unidades, dá para calcular o quanto a companhia coloca no bolso nessa brincadeira. É tanto lucro que ela ganha mais dinheiro com Android do que com o próprio Windows Phone.

Para aumentar a utilização de alguns apps, como Office, OneDrive e Skype, a Microsoft estaria abrindo mão de parte da arrecadação com patentes em troca de ter seus programas instalados de fábrica em celulares e tablets com Android. Samsung e Dell são algumas das empresas que aceitaram a oferta.

O Digitimes avalia que a Google estaria tendo dificuldade de fazer com que as fabricantes rejeitem a política da Microsoft, já que a guerra de preços entre os aparelhos Android está acirrada. Assim, qualquer vantagem competitiva é boa para as empresas – e ter desconto nessas patentes essenciais é um jeito de aliviar os custos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.