Android: 4 apps para personalizar a cor do LED de notificação

3 min de leitura
Imagem de: Android: 4 apps para personalizar a cor do LED de notificação

Uma das maiores vantagens que os donos de celulares e tablets que rodam Android apontam, em relação ao iOS, é a capacidade de personalizar cada detalhe do seu telefone.

Se você comprou um Android com isso em mente e quer fazer valer a pena o investimento, é bom ficar atento aos detalhes, como as cores do LED de notificações. Você sabia que é possível personalizar até isso?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além do fator estético, a personalização do LED de notificações traz várias facilidades práticas para o seu dia a dia. Por exemplo, se um aviso importante foi perdido, você pode bater o olho e já saber de cara de qual aplicativo aquele alerta veio — tudo pela cor que estiver piscando no seu telefone!

Conheça nessa lista alguns aplicativos que prometem tomar o controle total do LED de notificações e das luzes do seu celular, deixando a sua vida bem mais organizada com essas pequenas mudanças. Escolha a cor que pisca na tela do seu Android, aplique bordas na janela de chamada do telefone e acompanhe o ritmo das suas músicas favoritas com muita cor e luz.

Light Manager

O app Light Manager é um dos mais famosos programas para personalizar o LED do Android. Ele consegue atribuir uma cor específica para cada tipo de alerta que seu celular possui, separando inclusive uma cor para cada aplicativo. Assim, você pode deixar a luz verde para o WhatsApp, o azul para o Facebook, o branco para o Gmail e assim por diante — são mais de 10 cores para escolher!

Você ainda pode atribuir uma frequência para o piscar do LED, podendo portanto ter vários apps para uma mesma cor e ainda assim saber a diferença entre eles. Fora isso, você pode definir cores para estados do sistema, como quando o celular está com bateria fraca, sem sinal e por aí vai.

Light Flow

O Light Flow é um aplicativo semelhante, porém ele tem opções de som e vibração, e não apenas de luz. Com ele, você pode configurar detalhadamente as luzes e sons de notificação do seu telefone, de acordo com o aplicativo que está enviando o lembrete e o seu tipo. Você pode ajustar vários parâmetros, como a cor da luz de alerta, o padrão de vibração e os sons.

É possível personalizar os toques de notificações para que você saiba exatamente qual app está mandando um alerta mesmo sem pegar o celular — alguns apps possuem essa opção por padrão, mas com essa ferramenta você pode configurar para o resto, de maneira mais rápida e tudo em um só local.

Apesar de ser um programa que faz alterações mais pesadas e avançadas no seu Android, ele é incrivelmente simples de mexer e não deve levar mais do que alguns minutos para os usuários novos entenderem como ele funciona. Os tiles trazem a função ou app e você só precisa clicar e aplicar as suas preferências.

Luminara

Este aplicativo não é exatamente uma ferramenta para a personalização prática da luz de LED do seu celular, mas é sem dúvida uma ferramenta que vale a pena ser testada: com ele, você pode ouvir música no aparelho e ter esse alerta piscando no rítmo das suas bandas preferidas! É como ter uma pequena balada no seu bolso!

Para que isso funcione, o seu aparelho precisa ter passado pelo procedimento de root; isto é, o desbloqueio total das configurações de administrador do telefone. Se você não sabe fazer isso, este artigo pode ajudar, mas lembre-se de que a garantia do gadget é perdida com esse procedimento, então faça por sua conta e risco!

A cor do led também pode variar de acordo com a melodia. Isso funciona melhor em aparelhos que tenham uma luz de notificação maior, mas você pode usar o Luminara em qualquer gadget rooteado, mesmo os que possuem um led mais discreto.

Edge Color Notifications

Este app não mexe exatamente no LED de notificação, mas altera alguns detalhes na tela do seu celular quando você estiver recebendo chamadas telefônicas ou mensagens SMS! Essa ferramenta permite que o seu Android emule as faixas coloridas que aparecem nos cantinhos da tela do Samsung Galaxy S6 Edge, mesmo que você use outro aparelho.

Você pode escolher um lado ou optar por deixar as faixas nas duas laterais. Além disso, ele permite que o usuário configure uma cor para essas notificações que são mostradas nos lados do gadget. As barras coloridas podem ser animadas de várias formas e ele permite inclusive mostrar esses elementos quando outros apps mandarem alertas, não apenas durante as ligações.

Uma vantagem interessante desse app é a possibilidade de configurar cores diferentes para contatos específicos. Isso faz com que seja possível colocar uma cor especial para os seus amigos e ver quem está ligando mesmo se o celular estiver longe.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.