20 apps do Android que já usam o Material Design da Google

8 min de leitura
Imagem de: 20 apps do Android que já usam o Material Design da Google

A Google lançou sua nova linguagem de design – batizada de Material Design – em junho do ano passado, durante a conferência Google I/O. Com a decisão, a empresa pretende usar um guia-padrão único para redefinir todo o visual de aplicativos, sites e serviços.

O lançamento ocorreu em junho do ano passado justamente para que os desenvolvedores do Android pudessem preparar seus aplicativos para a chegada da versão Lollipop, a primeira versão totalmente produzida dentre os parâmetros, em novembro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ritmo de adoção lento

Entretanto, cinco meses depois da chegada do Android 5.0, muitos desenvolvedores ainda não se preocuparam em atualizar a aparência de seus programas para a nova filosofia. E isso significa que eles estão completamente desalinhados com tudo.

Mas há também de se convir que as principais desenvolvedoras, e aquelas que sabem que a parte visual é importante para o design, já estabeleceram o Material Design como um padrão visual dentro de seus aplicativos. E se você é apaixonado por esse novo visual, confira alguns aplicativos que levam ele até o seu smartphone.

1. Inbox by Gmail

Inbox by Gmail é um aplicativo que chegou depois de a Google lançar a Android Lollipop. Por tanto, ele nasceu com o DNA do Material Design em sua estrutura, e foi totalmente planejado dessa forma.

Isso é possível de perceber em sua estrutura, que mostra e-mails como cartões, além do menu lateral, do botão que fica sobre a interface e oferece acesso a alguns atalhos, como compor um email, criar um lembrete ou ainda enviar um convite.

2. Field Trip

Outro aplicativo focado no Material Design é o Field Trip. Ele é um programa de turismo que vai deixar você sempre bem informado sobre as coisas que estão acontecendo a sua volta e ainda notificar com alertas quando você for localizado próximo a alguma atração ou ponto turístico.

Assim, você não perde nada na cidade que está conhecendo e ainda garante que o aplicativo dê as informações mais relevantes conforme filtros pré-determinados. É possível alterar as preferências a qualquer momento, garantindo que o Field Trip funcione da forma como você quiser, dependendo da viagem ou do momento do dia.

3. Weather Timeline

É muito raro encontrar um aplicativo feito exclusivamente para o Android, mas este é o caso de Weather Timeline. Além de ele exibir a previsão do tempo e temperatura em diferentes intervalos de tempo, ele se integra ao Android Wear para mostrar notificações na tela do seu relógio.

Você poderá visualizar as informações através de cartões, receber alertas de situações de perigo, acompanhar a previsão de vários lugares diferentes, personalizar o programa com temas e muito mais.

4. SwiftKey

SwiftKey é um dos teclados mais populares do Android, devido a sua praticidade e versatilidade. Além disso, o programa agora é gratuito e conta com uma loja de design de teclados para você incrementar o seu visual.

Dentre todas as opções oferecidas, estão sete baseadas no Material Design, com uma aparência muito próxima do novo teclado-padrão da Google. Você pode adquirir cada uma por aproximadamente R$ 2,70, ou o pacote completo por R$ 7,69.

5. Action Launcher 3

O Action Launcher 3 adota como estilo o modelo de inicializador visto na nova versão do Android, o Lollipop, empregando o conceito de Material Design para melhorar ainda mais as suas experiências. Assim, todas as mudanças no quesito visual, adotam essa ideia, incluindo os ícones e a tela de aplicativos.

O grande diferencial do programa é o alto nível de personalização disponível para você customizar o seu Android, incluindo pacotes de ícones, temas e estilos variados. A função QuickPage também possibilita a você modificar a tela inicial de várias formas.

6. Falcon Pro 3

Falcon Pro 3 é um aplicativo capaz de gerenciar sua conta no Twitter. Aqui, além de interagir com o seu perfil e os usuários que segue você vai ter um sistema de organização de itens em listas e em colunas, com a ideia de facilitar a visualização de tópicos.

O programa em sua natureza é pago, sendo cobrado conforme o número de contas associadas a ele. Em contrapartida, o serviço oferece diversos recursos poderosos para quem quer aproveitar ainda mais a rede social.

7. Simplenote

O Google Keep é o aplicativo oficial da Google para anotações, mas o Simplenote consegue ser melhor e mais completo, sem deixar de ser simples. Além disso, ele é todo desenhado com base no Material Design, de uma maneira mais profunda e bem feita.

O salvamento de notas é automático, o que poupa a você o trabalho de dar mais um toque na tela quando termina de escrever. Assim que o usuário sai do Simplenote, as alterações são salvas instantaneamente.

8. Messenger from Google

Messenger é o novo aplicativo do Google criado para a troca de mensagens SMS e MMS. Através dele, você poderá conversar com seus amigos e familiares de um jeito prático e simples, com acesso a diversas ferramentas e opções.

Diferentemente do Hangouts, que também é da Google, o programa permite apenas trocar mensagens através de uma conta telefônica.  Ele é outro programa desenvolvido para o lançamento do Android Lollipop, por isso já nasceu com o visual e os atributos do Material Design.

9. QKSMS

Mesmo com o famoso WhatsApp e outros apps do gênero, o velho SMS ainda faz parte da vida de muita gente – especialmente daquelas que não têm um smartphone com suporte a aplicativos de bate-papo. Pensando nisso, QKSMS foi desenvolvido para melhorar a usabilidade de quem precisa mexer com muitas conversas ao mesmo tempo.

Além disso, ele prova que nem só o Google é capaz de fazer aplicativos excelentes com Material Design. Você ainda pode escolher diversos visuais diferentes para compor sua aparência, além de ativar diversos recursos diferentes.

10. Cabinet Beta

Apesar de estar em beta há muito tempo, Cabinet é um aplicativo bastante estável e de grande usabilidade para quem deseja administrar seus arquivos e pastas. Além disso, ele conta com uma boa personalização do Material Design, tornando sua aparência muito mais elegante.

Ele usa muito bem o botão flutuante, que permite a você criar novas conexões, pastas e arquivos. O programa também fornece suporte a dispositivos com root, acesso a servidores remotos, entre diversas outras opções.

11. Numix Calculator Base

Numix Calculator Base é uma calculadora com bastante potencial para chamar a atenção das pessoas que não se contentam com o app-padrão do Android. Além de fornecer as operações comuns, ele também conta com opções mais completas a um toque de distância.

Outra grande vantagem do programa é o seu visual, explorado de forma bastante abrangente com base no Material Design. Além da guia-padrão, também está disponível a seção de opções avançadas que traz operadores como seno, cosseno, tangente, log etc.

12. Chrooma Live Wallpaper

O Material Design é baseado em movimentos, então nada mais natural que um papel de parede que se move para turbinar a aparência do seu aparelho. Esse é o caso do Chrooma Live Wallpaper, que conta com diversas opções para você escolher.

O programa inclui várias configurações diferentes, como a escolha dos formatos e das cores. Você pode optar também por manter o tema animado ou não, dependendo de suas preferências. Também é possível ativar uma opção que muda a cor toda vez que você volta para a tela inicial.

13. Source News Reader

Feedly, um dos aplicativos de ler feed de notícias mais completos e práticos, ainda está passando por um redesign completo, mas você pode aproveitar a espera para conferir o Source News Reader, que é todo baseado em material design.

Ele tem um incrível visual que distribui as notícias e artigos em cartões, além de oferecer suporte a diversas contas, incluindo o próprio Feedly. O programa também oferece diversas cores de personalização.

14. Nova Launcher (beta)

O Nova Launcher recebeu recentemente uma atualização para o Material Design em seu canal beta, trazendo muito mais modificações na interface do popular launcher do Android. Essa é uma maneira de você obter o visual do Lollipop em seu dispositivo, mesmo que ele não tenha recebido (ou não vá receber) a versão do SO.

Para participar do programa beta, você deverá entrar na comunidade do Nova Launcher Beta, dentro da Google Plus. Depois, é necessário se inscrever no Nova Launcher através do Google Play. Por fim, faça o opt-in também no TeslaUnread e aguarde o beta.

15. RunKeeper

RunKeeper é um app para os usuários esportivos ou que estão querendo entrar em forma. Ele pode ajudar você a organizar e monitorar suas atividades físicas, com dicas de treinamento e utilização do GPS do aparelho para marcar sua movimentação.

Ele recebeu recentemente uma atualização com diversas modificações para o Android Lollipop, incluindo uma lista de atividades, que agora ostenta uma visualização mais plena, Além disso, diversos novos efeitos de transição turbinaram o aplicativo.

16. Truedialer

Truedialer é um discador inteligente que funciona de uma maneira mais rápida e ágil que a maioria dos aplicativos desta categoria. Além disso, ele conta com um sistema inteligente de reconhecimento de ligações chamado TrueCaller, que mantém você informado sobre quem está ligando mesmo que os números não estejam em sua lista telefônica.

O programa é extremamente bonito e também conta com elementos do Material Design. Dessa forma, ele traz painéis e elementos chapados, além de visuais de transição que imitam movimentos iguais aos programas do Google.

17. OneCalc

OneCalc - Calculadora Material é uma calculadora científica com uma interface limpa, perfeitamente integrada ao Material Design. Através de um sistema simples, você poderá realizar desde os cálculos mais básicos até os mais complexos.

A calculadora conta com quatro opções diferentes de interface para você trabalhar. A primeira oferece tanto uma calculadora simples, quanto avançada; a segunda permite realizar cálculos usando matriz. A terceira é exclusiva para conversão de unidades; e a última permite a você criar e calcular gráficos.

18. Material Manager

Material Manager é um aplicativo que permite a você gerenciar arquivos dentro do seu dispositivo. Com ele, é possível administrar todos os documentos e pastas do seu aparelho de um jeito prático e rápido.

O programa também foi completamente construído com base no Material Design, o que fornece a ele uma aparência bastante moderna e colorida. Além disso, ele conta com muitos efeitos de transição dignos da nossa filosofia de design.

19. Wave Calendar

Wave Calendar é um aplicativo de calendário completo que foi desenhado para as pessoas mais exigentes que precisam gerenciar uma vida atarefada cheia de eventos e atividades. Ele oferece integração completa com a Google Agenda, o que permite sincronizar seus compromissos.

O programa também atualizou seu design com base no Material Design, tornando sua aparência muito mais limpa e organizada. O programa usa e abusa dos recursos, como o botão flutuante, as cores, e os efeitos de transição e animação.

20. Voltage Music Player

Voltage Music Player é um aplicativo de música que, além de reproduzir canções locais, também faz a sincronização com a Google Play Music, permitindo a você executar suas músicas favoritas por streaming.

O programa também é completamente desenvolvido com base no Material Design e apresenta músicas, álbuns e canções em formatos de cards. Além disso, você confere menus, cores e estilos todos inspirados na nova filosofia de design.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.