7 melhorias do Android 5.1 que você precisa conhecer

2 min de leitura
Imagem de: 7 melhorias do Android 5.1 que você precisa conhecer
Imagem: Google

O Android Lollipop pode até ter sido um pouco da revolução prometida pela Google, mas a versão 5.0 do sistema operacional móvel também errou em alguns aspectos. Felizmente, a empresa parece ter percebido as reclamações — na versão 5.1, que continua com o mesmo nome, as novidades são pontuais e certeiras.

Por enquanto, essa versão só está disponível para alguns aparelhos da família Nexus, mas não deve demorar muito para chegar a outros dispositivos e aos Android One, incluindo lançamentos. Em outras palavras, é  bom ficar ligado, porque o seu atual ou próximo smartphone já poderá contar com esses recursos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O site The Next Web compilou as principais (e mais bem-vindas) novidades do sistema operacional móvel. Confira abaixo.

WiFi ajustável da Barra de Notificações

Agora você pode escolher a rede a ser conectada diretamente da Barra de Notificações, sem precisar acessar a janela de configurações da rede. O mesmo vale para dispositivos Bluetooth pareados. O sistema também está mais inteligente: redes ruins ou limitadas nem serão conectadas automaticamente nas próximas vezes em que você for ao lugar em que elas estão.

Além disso, agora é possível personalizar os atalhos da Barra de Notificações. No 5.0, quando você faz alguma alteração, a opção surge automaticamente no menu e não pode ser removido. Agora, você ganha esse poder.

Proteção contra roubo e perda

Assim como no iPhone, o Android 5.1 terá um recurso que "lacra" o aparelho quando ele for dado como perdido ou roubado, sendo só liberado com o login da sua conta Google. Os aparelhos Nexus 6, Nexus 9 e futuros lançamentos já com o sistema operacional serão os únicos compatíveis com essa novidade.

Melhoria no modo de prioridade

Ao mexer nas configurações de volume, você vai notar que o modo de prioridade foi aprimorado. Agora, as configurações estão mais completas (tipo ligar o Modo Prioridade quando você colocar o despertador, evitando notificações à noite) e o Android até detecta se foi outro app que instituiu a função.

Sons e volumes

O ajuste de volume está mais inteligente do que nunca: quando você aumentar o som de uma música, só as mídias ficarão mais audíveis, enquanto o despertador, por exemplo, permanecerá intocado. Para diminuir o volume geral do sistema, é preciso tocar no ícone do sino, que aparece à direita do alto-falante original. Além disso, se você diminuir todo o volume enquanto estiver no app Relógio, será direcionado para a tela de Modo de Prioridade descrita acima.

Vários SIM e chamadas em HD

A possibilidade padrão de usar mais de um chip de telefonia SIM (antes, as fabricantes tinham que garantir essa função) e chamadas com áudio em alta definição estarão no Nexus 6 e em novos dispositivos já lançados com o Android 5.1. O caso das ligações em HD é ainda mais complicado, porque também depende dos serviços oferecidos pela operadora.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.