Os desentendimentos entre os desenvolvedores da CyanogenMod e a fabricante OnePlus não são novidade. A empresa chegou a abandonar a ROM paralela do Android, e seus últimos smartphones não têm mais saído de fábrica com o software. Para preencher esse espaço deixado pela Cyanogen, a OnePlus resolveu lançar sua própria interpretação do Robô, o OxygenOS.

Ainda não há detalhes técnicos sobre essa personalização do sistema da Google, mas a OnePlus chegou a comentar nas redes sociais que ele será apresentado oficialmente em 12 de fevereiro. A ideia é deixar o SO simples de usar, mas, ainda assim, torná-lo poderoso.

Como a empresa pretende fazer isso exatamente, ninguém sabe, mas, em seu fórum, foi feito o seguinte anúncio:

“Como muitos de vocês sabem, nós vamos lançar nossa própria ROM em um futuro próximo. Nós passamos bastante tempo pensando no que essa ROM significa para nós e para nossos fãs. Nós percebemos que, como tudo o que fazemos, nosso real objetivo é criar um produto que nós mesmos gostaríamos de usar — e tornar tecnologia de ponto acessível a todos. Com a nossa ROM, teremos software de código aberto, custodiável e livre de apps e ferramentas desnecessários.”

Ainda não sabemos se o anúncio desse novo software virá com informações de um novo smartphone por parte da marca, mas seria uma ótima oportunidade para a empresa. De qualquer forma, demonstrações de verdade acerca de ambos devem ser feitas mesmo só em algum evento como a MWC 2015.

Cupons de desconto TecMundo: