Android: 6 dos melhores gerenciadores de arquivos para o seu aparelho

4 min de leitura
Imagem de: Android: 6 dos melhores gerenciadores de arquivos para o seu aparelho

Ter um gerenciador de arquivos no seu Android é essencial se você quer organizar os seus documentos sem precisar conectar o telefone no computador para fazer isso.

O gerenciador nativo do sistema funciona bem para ações simples, mas se você quer uma ferramenta mais avançada, é bom ficar de olho e outras opções, que tragam mais possibilidades de acesso e até funções avançadas de pesquisa e segurança

Essa lista traz alguns aplicativos que se destacam pelo seu visual, pelas ferramentas extras ou mesmo pelo funcionamento intuitivo. Todos os aplicativos listados aqui são gratuitos, mas alguns deles são compatíveis apenas com as últimas versões do Android.

Para fazer o download, você pode clicar no link que se encontra nos nomes dos programas. Se preferir, use um leitor especial para códigos QR e abra a pagina de download dos aplicativos na Play Store diretamente no seu telefone.

Material Manager

A nova identidade visual do Android, o Material Design, já está fazendo sucesso entre os usuários deste sistema e muitos apps adotaram essa aparência mais simples e colorida nas suas interfaces. é o caso deste gerenciador, que se destaca tanto por ser um ótimo aplicativo quanto pelo visual moderno e minimalista.

Acesse os seus arquivos navegando pelo menu lateral, que tem opções de filtros por tipo de arquivo, busca por nome e muito mais! Ele possui um visualizador embutido para que você veja uma prévia dos documentos e permite extrair itens compactados sem precisar da ajuda de outro programa específico para isso.

MK Explorer

Assim como o Material Manager, o MK Explorer também possui um visual moderno e minimalista, porém com algumas diferenças importantes. Ele permite, por exemplo, acessar pastas no cartão SD ou mesmo em serviços na nuvem! Ele funciona em tablets e celulares e permite a criação de novos diretórios, bem como a navegação por todo o conteúdo do aparelho.

Você pode criar atalhos para os locais mais acessados e, se o seu telefone estiver desbloqueado por meio de root, é possível acessar absolutamente todo o conteúdo, até as pastas do sistema. O MK Explorer exibe os ícones dos arquivos de imagem como miniaturas, dessa forma você não precisa abrir um por um para saber do que se trata.

Duo: Holo File Manager

Este aplicativo é para quem ainda não se acostumou completamente com o Material Design e prefere uma interface com mais opções. O programa funciona de forma bem parecida com o Windows Explorer, oferecendo uma visualização muito prática — porém bastante detalhada! — do conteúdo.

Ele detecta pastas internas, cartões SD e até conexões USB ligadas ao seu aparelho. Crie atalhos, filtre o conteúdo e organize os seus documentos rapidamente com este gerenciador detalhado. Há também diversos plugins que podem ser instalados, como o do Dropbox ou do Google Drive. Isso permite ao programa explorar os arquivos que estão na nuvem, sem a necessidade de abrir outro aplicativo.

SECRECY - Encrypt/Hide Files

Organizar os seus arquivos nem sempre basta e é por isso que nós trouxemos um gerenciador com uma ferramenta extra bem útil: com ele, você cria "cofres" seguros e não deixa todos os seus documentos soltos no telefone. Isso é interessante, por exemplo, se você possui imagens que não quer que apareçam na galeria automaticamente: basta protegê-las usando este app!

Você pode configurar inúmeros cofres e nomeá-los como desejar, de modo que é permitido separar por categorias os arquivos que serão protegidos. Depois de criar e digitar as senhas das pastas, você pode adicionar os arquivos nos cofres através do mesmo botão “+” e pronto, os documentos serão protegidos. Mas fique de olho, se você apagar o programa, os seus arquivos são destruídos!

File Manager & Cloud Browser

Com o app File Manager & Cloud Browser, você encontra um gerenciador de arquivos completo que vai ajudá-lo a organizar e navegar por todo o conteúdo armazenado no seu Android. O aplicativo também facilita sua vida na hora de procurar por imagens, vídeos, músicas, documentos e APKs (instaladores), já que ele possui filtros especiais e uma visualização simplificada.

Além das pastas do celular, você pode acessar três serviços online: o Google Drive, o Dropbox e o OneDrive. A grande novidade deste aplicativo é que ele permite que você copie ou transfira definitivamente documentos entre esses armazenadores online, como se você estivesse mexendo em pastas internas. Dessa forma, não apenas o seu telefone, mas os seus discos na nuvem ficam mais organizados!

Easy File Manager

Por fim, este gerenciador é uma ferramenta importante para quem quer mesmo é limpar as pastas e encontrar itens inúteis que estão ocupando espaço desnecessariamente no telefone. Ele faz isso de maneira semi-automática; isto é, você tem controle total do que quer limpar, mas ele dá uma ajuda extra na hora de encontrar o lixo eletrônico.

O aplicativo funciona de uma maneira bem simples: ao iniciar, ele revela uma tela com uma barra que representa o HD do seu aparelho, mostrando o quanto ainda está livre. Logo abaixo, o app faz uma contagem separada de quantos arquivos de música, documentos, fotos e vídeos estão no seu disco rígido. E por último há uma lista com os arquivos corrompidos encontrados.

Ele funciona em tablets e celulares e permite a criação de pastas, bem como a navegação por todo o conteúdo do aparelho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.