Google adquire drawElements para procurar diminuir fragmentação no Android

1 min de leitura
Imagem de: Google adquire drawElements para procurar diminuir fragmentação no Android

A fragmentação dos sistemas Android existente no mercado é algo um tanto preocupante para diversos desenvolvedores, já que muitos usuários utilizam as versões mais antigas do Android – um quadro bastante diferente do que vemos no iOS, como você pode conferir aqui. Pensando em solucionar esses problemas, a Google adquiriu a empresa finlandesa drawElements que é especializada em otimizar gráficos complexos para várias peças de hardware móvel.

Em comunicado oficial no site da drawElements, foi dito que eles estão animados em se unir à Google e agradecem todas as pessoas que os ajudaram até o momento. “Nós próximos meses, nós vamos trabalhar com os nossos colegas do time do Android para incorporar um pouco de nossa tecnologia no conjunto de testes de compatibilidade do sistema”, disse o comunicado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Conforme os aparelhos móveis aumentam em grau de complexidade, o hardware utilizado neles também deve se tornar mais variado – e é isso que é caracterizado como fragmentação, permitindo que as empresas escolham o que será incorporado no dispositivo. Contudo, isso também é frustrante para os desenvolvedores que não conseguem criar softwares que rodem de modo padrão em todos os sistemas, já que quase todos eles possuem suas especificidades.

Opiniões diversas sobre a fragmentação do SO

Elliotte Bowerman, vice-presidente de marketing da Sourcebits, disse recentemente que as opções variadas de fragmentação do Android são ao mesmo tempo boas e negativas para os desenvolvedores. Matthew Panzarino, do site The Next Web, foi mais enfático em suas declarações e comentou o seguinte:

“A fragmentação do Android é um grande problema. O fato de que existem centenas de dispositivos com hardwares diferentes e outros tantos com versões distintas do SO do Android é algo devastador para os desenvolvedores que querem fazer um negócio do seu ecossistema”, disse Panzarino.

Com a aquisição da drawElements, é esperado que esse alto grau de fragmentação seja enfraquecido – pelo menos em parte. O software drawElements Quality Program (dEPQ) é capaz de fornecer comparações detalhadas entre os hardwares e identificar em quais pontos que causam incompatibilidade, o que já é de um grande auxílio aos desenvolvedores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.