Com exclusividade, o pessoal do Android Police teve acesso a informações que relatam um novo recurso do Android que deve ser implementado em breve: o Nearby. Esse mecanismo deve promover maior interação entre pessoas, lugares e coisas próximas a você.

Segundo a publicação original, com o Nearby ativo, o Google pode periodicamente acionar o microfone, o WiFi, o Bluetooth e recursos similares disponíveis no seu gadget. Tudo isso para que essa função localize onde você está com a maior precisão possível.

Para garantir a segurança das informações coletadas, elas não serão compartilhadas diretamente entre adeptos do recurso. Todos os dados passarão pelos servidores da Google, onde eles serão tratados e confrontados. Somente relatos de proximidade poderão ser enviados a outras pessoas.

Além disso, de acordo com os informantes do Android Police, você poderá definir para quem (e provavelmente como) estará visível. Contudo, como era de se imaginar, a revelação dessa função já tem causado grande polêmica no tocante à possíveis invasões de privacidade — mesmo com o fato de o recurso poder ser desligado, como mostram as screenshots divulgadas pelo site.

O Nearby pode ser uma ferramenta interessante e de grande utilidade para o Google Wallet, permitindo que os serviços atuem em conjunto para oferecer aos usuários lembretes de pagamentos, oportunidade de aproveitar promoções e descontos em determinadas lojas e mais uma infinidade de alternativas de negócios.

O mecanismo deve aparecer nos gadgets com o sistema operacional muito em breve, junto com uma atualização do Google Play Services — componente que fornece funcionalidades essenciais para a atualização e a operação de apps da Google. É válido ressaltar que o Android Police não está tratando essa notícia como um rumor, alegando que suas fontes são extremamente confiáveis.

Cupons de desconto TecMundo: