(Fonte da imagem: Reprodução/Android)

Ninguém sabe qual será o nome da próxima versão do sistema operacional Android — “Key Lime Pie” era o nome esperado para a atual geração, mas ela acabou sendo lançada como KitKat. Independente disso, é bem provável que a Google esteja muito próxima de revelar os detalhes do sistema em pouco tempo.

Há uma série de informações circulando na imprensa internacional que confirmam essa hipótese e algumas delas deixam bem evidente que a Google deve mesmo estar com boa parte da base do novo Android já construída. Mas quais seriam essas evidências?

É o que nós vamos ver agora mesmo em um compilado preparado especialmente para mostrar que o Android deve ganhar uma nova versão nos próximos meses — e, se você já está pensando se ele vai disponibilizado para o seu aparelho, é bom conferir este infográfico que mostra o árduo caminho do lançamento do sistema até a chegada dele aos smartphones.

1. Conferência Google I/O em junho

Todos os anos, a Google realiza uma conferência para mostrar aos desenvolvedores o que existe de mais importante sendo criado nos laboratórios de Mountain View — é a famosa Google I/O. Foi nesse evento, em 2012, que a empresa mostrou o Google Glass para o mundo e no ano seguinte também revelou diversas novidades sobre Google Play e Google Maps. Não podemos nos esquecer: sempre há informações importantes sobre o Android.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

E, neste ano, há grandes chances de a informação sobre o Android ser a atualização do sistema operacional. O site oficial do evento apresenta um aplicativo interativo que fala sobre a interconexão entre as coisas — nos mais variados sentidos — e isso pode ser uma dica de que há algo mais conectado a ser apresentado. Será que o Android e o Chrome OS podem estar mais próximos?

Qual será o grande protagonista deste evento? Isso ainda é um mistério para todos, mas não podemos deixar de esperar algo relacionado ao Android. Neste ano, o evento acontecerá no final de junho, e isso significa que podemos estar a menos de 2 meses do anúncio oficial da nova versão do Android. Será que finalmente será lançada a versão 5 do sistema operacional?

2. Ciclo natural do sistema

O sistema operacional Android KitKat foi lançado no final de outubro de 2013, mas muitos não o consideram como uma atualização majoritária da versão Jelly Bean. Em resumo, o sistema da Google está na “fase 4” desde o final de 2011 e muitos se perguntam quando surgirá a versão 5. A dúvida deve acabar neste ano, talvez bem antes do que muitos consumidores imaginam.

(Fonte da imagem: Reprodução/Digital Trends)

O Android 4.0 Ice Cream Sandwich surgiu em outubro de 2011; o 4.1 Jelly Bean em julho de 2012; o 4.2 Jelly Bean em novembro de 2012; o 4.3 Jelly Bean em julho de 2013; e o 4.4 KitKat em outubro de 2013. Se essa média for mantida, são grandes as chances de a empresa de Mountain View estar pronta para apresentar a nova versão do sistema operacional em julho ou mesmo antes, em junho — coincidindo com a Google I/O.

Mais do que isso, nos próximos meses a Apple deve apresentar o iOS 8 para os iPhones e iPads. Por questões de marketing, são bem grandes as chances de a Google não esperar muito para lançar sua atualização, uma vez que os consumidores podem pender para o software da Apple pela proximidade na atualização — você pode conferir um pouco sobre isso neste link.

3. Supostos testes de novas versões

Em abril, surgiram diversas informações de que a Google estaria testando uma nova versão do Android. Relatos da imprensa internacional dizem que isso ocorreu em diversos aparelhos da linha Nexus — tanto em smartphones quanto em tablets. Outro fato que dá argumentos para essa possibilidade está no log de um aplicativo educacional da própria Google, o Google Edu Device Setup.

Neste log, é revelado que o aplicativo já estaria pronto para rodar em smartphones com a versão 4.4.3 do Android — o que manteria o nome KitKat, apesar da espera de uma modificação na nomenclatura do sistema operacional. Essa homologação do software pode ser uma grande evidência de que a Google está bem perto de revelar uma atualização completa para o SO. Como revelado aqui, algumas das principais correções na versão seriam relacionadas a:

 

  • Perdas frequentes de conexão;
  • Congelamento em tela de ativação;
  • Gráficos de uso de dados, legendas e LED de chamadas perdida;
  • MMS, email, calendário, contatos, discador e outros bugs gerais;
  • Ícones de aplicativos (alguns não eram seguros ou sumiam após atualização);
  • Foco nos modos regular e HDR e mais erros de câmera;
  • Trava de bloqueio e gerenciamento de energia;
  • Várias áreas de Bluetooth, USB, autoconexão WiFi e internet de operadora.

 

4. Vazamento de novos ícones

O iOS possui interface plana, o Google Chrome possui interface plana e o Windows 8 possui interface plana. Você deve estar entendendo onde queremos chegar: o Android está demorando para acompanhar o fluxo do mercado. Mas isso deve mudar em pouco tempo, pois o sistema operacional deve ter o visual reformulado na próxima versão.

(Fonte da imagem: Reprodução/Android Police)

Imagens que vazaram no começo de abril mostram como deve ser o novo layout do sistema operacional. Com o flat design que todos esperam, ele também deve receber ícones que vão de acordo com as tendências mundiais da tecnologia, sempre correspondendo ao que se espera de uma interface plana e com menos influência de tridimensionalidades.

O vazamento dessas imagens pode ser um sinal bem claro de que o sistema operacional já está em testes práticos na Google. Se isso tudo for confirmado, temos nelas mais uma evidência de que o novo Android pode estar mais perto do mercado. Será que este novo visual, que vem sendo chamado de “Moonshine”, vai ser mesmo confirmado pela Google?

.....

Será que o novo Android vai finalmente se chamar Android 5 Key Lime Pie ou ele ainda será KitKat por mais algum tempo? E quando será que a Google vai mostrar os detalhes da atualização para os consumidores de todo o mundo? Independente de quando isso acontecer, aqui no TecMundo você vai ficar sabendo de todas as novidades relacionadas ao sistema portátil.

Cupons de desconto TecMundo: