Recentemente, usuários de internet de todo o mundo ficaram assustados com a notícia de que uma vulnerabilidade chamada Heartbleed poderia expor senhas e dados dos consumidores com muita facilidade. Uma gigantesca quantidade de sites está na lista dos locais atingidos pela falha, e isso pode incluir alguns dos seus serviços favoritos — como o Facebook e o Twitter.

Também há chances de o seu aparelho com Android ter sido afetado pela falha, e descobrir se isso aconteceu é muito simples. A empresa Lookout Mobile Security criou uma ferramenta especialmente para detectar a vulnerabilidade. Trata-se do Heartbleed Detector, que pode ser baixado gratuitamente por este link do Baixaki. Confira agora como utilizá-lo.

Estou infectado?

Assim que o aplicativo estiver instalado, você pode ordenar a execução dele e aguardar alguns segundos para que ele seja carregado. Assim que isso acontecer, você não precisará pressionar botão algum, pois a varredura é feita automaticamente. Em instantes, o software vai mostrar o diagnóstico da varredura para dizer se o seu smartphone Android está infectado ou não. Há três resultados possíveis.

(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play Store)

  • O primeiro deles mostra dois sinais verdes e avisa que seu aparelho não foi afetado.
  • O segundo mostra um sinal amarelo e dois verdes, dizendo que o OpenSSL do aparelho foi afetado, mas que a vulnerabilidade não está habilitada.
  • Por fim, há um resultado que exibe um sinal amarelo e um vermelho, revelando que o smartphone foi afetado e que a vulnerabilidade está habilitada.

 

Vale dizer que o aplicativo apenas varre os smartphones em busca do problema, mas não consegue resolver as falhas. A correção total do Heartbleed só vai ocorrer quando todos os sites e sistemas operacionais tiverem as vulnerabilidades ajustadas. Se você recebeu emails dos seus serviços pedindo para trocar de senha, faça isso o mais rápido possível.