Android Tunado: Ubuntu Touch [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Android Tunado: Ubuntu Touch [vídeo]

O povo pediu e o Baixaki atendeu: a edição desta semana do Android Tunado é o "Ubuntu Touch", um estilo que deixa o seu tablet ou smartphone com o visual do sistema operacional móvel da Canonical, que é a empresa responsável tanto pelo Ubuntu Touch quanto pelas versões para outros aparelhos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Claro que não é possível transformar completamente um Android nesse sistema operacional, que é recheado de funções próprias e serviços únicos. Dedicamos o passo a passo apenas para a tela inicial e a de bloqueio, quesitos de interface que podem ser alterados facilmente.

Por conta disso, essa edição está mais curta, rápida e de fácil acesso – mas igualmente bonita. Confira o tutorial abaixo e divirta-se:

Passo 1: downloads necessários

Antes de começar a personalização, você precisa baixar alguns aplicativos e pacotes para fazer a mudança de visual. Clique nos links para download ou acesse direto da Google Play no seu gadget.

  • SmartLauncher, o launcher para personalizar a interface do Android. A versão Free contém todas as funções necessárias para o tutorial, mas você pode adquirir o aplicativo pago para uma experiência ainda mais completa.
  • SL Ubuntu 2013 Theme, o tema do Ubuntu, que pode ser instalado por cima do launcher.
  • Ubuntu Lockscreen, a tela de bloqueio personalizada do sistema operacional
  • Nice Weather, um aplicativo de previsão do tempo que é similar ao padrão do Ubuntu

Passo 2: instalação do launcher

Ao instalar o launcher, antes de começar a brincadeira, um passo a passo pede a você que escolha alguns ícones que vão ilustrar a tela inicial – uma configuração rápida que resulta na separação dos aplicativos da homescreen por função. Note que o recurso da barra lateral, que tem o mesmo estilo da interface Unity, já está disponível. Essa é a marca registrada do Ubuntu Touch, sendo um dos grandes atrativos do tema.

Passo 3: configurando o tema

Depois de baixar e instalar o launcher do primeiro passo, toque no botão “Home” do aparelho e selecione o SmartLauncher. No canto superior direito, existe uma opção de configurações (é um botão com três pontinhos verticais). Toque nele e vá em “Configurações do Launcher”. Ali, escolha a opção tema.

Note que são duas asalternativas: a “Predefinido”, que vem por padrão no launcher, e a SL Ubuntu 2013. Toque nessa segunda opção para aplicar o tema e espere finalizar a aplicação. Pronto! O visual do Ubuntu já estará presente no seu aparelho, incluindo um papel de parede personalizado.

Passo 4: personalizando a tela de bloqueio

Aqui não tem segredo: é só fazer o download e realizar uma única configuração. Após baixar e finalizar a instalação do Ubuntu Lockscreen, ele pergunta se você deseja deixar o Ubuntu Lockscreen como padrão. Você não precisa aceitar isso, mas deve marcar para ativar a tela de bloqueio.

A partir de agora, ao bloquear a tela, você vai ter um visual bem próximo ao Ubuntu, inclusive com a tela circular de notificações.

Passo 5: previsão do tempo

O Ubuntu tem um sistema próprio de previsão do tempo que chama bastante a atenção, por ter um fundo de tela bem colorido, vivo, acompanhado de um ícone e a previsão em graus Celsius.

No Nice Weather, você escolhe a cidade em que está e pode acompanhar a previsão do tempo por hora do dia. Ele não pode ser usado como widget nem fica disponível na tela inicial, precisando ser aberto como qualquer outro serviço. Mas a ideia é essa mesmo: trata-se de uma forma de simular, deixando o aparelho mais parecido com o Ubuntu.

Passo 6: aplicativos opcionais

Quem deseja ampliar a experiência de usar um produto com a marca do Ubuntu pode baixar ainda dois aplicativos opcionais e gratuitos: o Ubuntu One Files, que é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem, e o Ubuntu One Music, que faz streaming das músicas guardadas no item anterior para o seu tablet ou smartphone.

Com todos os passos concluídos, você transforma seu Android e deixa o aparelho com o visual bastante próximo ao Ubuntu Touch. Quer conhecer novos tutoriais e continuar alterando a interface do tablet ou smartphone? Fique ligado nas próximas edições do “Android Tunado”, confira as edições anteriores e até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.