À direita, o novo visual do Google Experience Launcher. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O iniciador oficial do Nexus 5 pode agora ser instalado em seu Android 4.1 ou superior. Disponibilizado pela equipe do site Redmond Pie, este APK vai dar ao seu aparelho um novo visual: efeitos translúcidos nos ícones da sua homescreen, mais opções de papel de parede e a possibilidade de inserir uma série de widgets elegantes na interface de seu mobile são alguns dos recursos possíveis a partir de Google Now Launcher.

Mas, antes mesmo de executar os passos de instalação descritos abaixo, é importante que ao menos um rápido esclarecimento seja feito. O que é, afinal, o Google Now Launcher? Grosso modo, pode-se considerar qualquer launcher um software responsável por gerenciar o "visual" de um sistema operacional qualquer – neste caso, o Android. O Google Now Launcher, assim, é apenas uma versão alternativa de administrador de sistema.

Se você deseja experimentar um estilo diferente de interface, siga este tutorial e instale sem grandes complicações este aplicativo de gerenciamento em seu Android.

Compatibilidade:

O Google Now Launcher é compatível com o Android 4.1 e superiores.

Passo 1 – Habilite a função “Fontes desconhecidas”

Para que este APK possa ser devidamente instalado em seu aparelho, a opção “Fontes desconhecidas” deverá estar habilitada. Este recurso vai permitir que arquivos baixados fora da Google Play Store sejam executados por seu dispositivo Android.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Para ativar este recurso, acesse sua lista de aplicativos e siga em Configurações > Segurança. Marque o campo “Fontes desconhecidas” e passe agora para a etapa seguinte.

Passo 2 – Download

Já é possível fazer o download do APK de Google Now Launcher. São dois downloads necessários: o primeiro , enquanto o segundo é o do pacote de arquivos em si. Clique sobre qualquer um dos links abaixo e aguarde o início do processo..

Link 1 para download – Google Home APK

Link 2 para download – Google Search APK

Passo 3 – Instalação

Antes de começar a instalação dos APKs baixados, certifique-se de que o aplicativo de pesquisa do Google está atualizado para a versão mais recente no seu aparelho. Isso é necessário porque, em alguns casos, esse recurso pode não ser sincronizado corretamente com a nova interface.

Já a instalação deste launcher poderá ser feita logo após a conclusão do download do APK. Para executar o instalador de Google Now Launcher, você poderá tocar sobre o ícone “Download concluído” em sua barra de notificações ou acessar, em sua homescreen, a opção “Downloads”.

Clique em “Instalar” assim que a mensagem “Deseja instalar este aplicativo? Não requer acesso especial” aparecer. Ao perceber o texto “Aplicativo instalado”, será suficiente tocar sobre o botão “Abrir”. Aperte “OK” nas telas seguintes e pronto. Seu novo launcher foi instalado.

Visual novo

O Google Now Launcher vai reformular a disposição de seus widgets. Além disso, mais opções de plano de fundo e gerenciamento de aplicativos vão ficar disponíveis. Confira abaixo algumas screenshots do novo visual proporcionado pelo launcher.

Homescreen e opção de plano de fundo

Opções de widgets

Importante

Se o seu aparelho tiver uma versão do Android abaixo da 4.4, o recurso da barra transparente no topo da tela não vai aparecer, mas todo o resto da interface será executada normalmente.

Além disso, alguns usuários têm relatado problemas ao executar determinadas ações no Google Now Launcher. Porém, se o visual do gerenciador não lhe agradar, fique tranquilo: basta desinstalá-lo da mesma forma com que um aplicativo qualquer é removido – não é preciso nem mesmo reiniciar seu mobile para restaurar o launcher-padrão.

Cupons de desconto TecMundo: