Android: transforme seu tablet em um notebook alternativo

3 min de leitura
Imagem de: Android: transforme seu tablet em um notebook alternativo

Não é nenhuma novidade que o sistema operacional mobile da Google vem ganhando cada vez mais popularidade e se flexibilizando até o ponto de atingir diversos dispositivos, como smartphones, tablets e até netbooks de baixo custo.

Neste tutorial, vamos ensinar várias dicas para você transformar o seu tablet em um pequeno desktop alternativo com aplicativos especiais e conexão com mouse e teclado. Assim, você será capaz de realizar tarefas mais avançadas com agilidade e até navegar e bater papo de maneira muito mais rápida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte da imagem: Reprodução/CNET)

Requisitos

Antes de tudo, é importante que você disponha de um mouse e um teclado Bluetooth. Por padrão, as versões mais recentes do Android suportam estes periféricos sem nenhum tipo de adaptação especial. Durante a nossa avaliação, utilizamos um Motorola Xoom (4.0.4) e um Nexus 7 (4.3) sem nenhum inconveniente.

Também testamos um teclado e mouse Bluetooth da Apple, mas você pode usar qualquer acessório genérico, pois não existe nenhuma “marca oficial” no ecossistema do Android.

Configuração

Para conectar os periféricos, basta ir ao menu de configurações do seu sistema e tocar em “Bluetooth”. Logo em seguida, utilize a opção “PROCURAR DISPOSITIVOS” para fazer uma varredura e localizar os aparelhos que estão ao alcance. Cabe lembrar que você também precisa ligar o mouse e o teclado nesse momento.

Em nosso exemplo, o teclado aparece com o nome “Teclado de NZN” e o mouse como “Mouse de NZN”, mas é bem provável que você encontre apenas um endereço MAC, como “C0:F8:DA:C1:A1:AE”, por exemplo. De qualquer maneira, basta um toque e seguir as instruções para concluir o emparelhamento, assim como ocorre quando dois smartphones são conectados.

Programas “flutuantes”

Agora que seu gadget já dispõe de um teclado e um mouse, chegou a hora de instalar alguns aplicativos que vão melhorar a sua experiência e ajudar você a aproveitar a agilidade extra que os acessórios remotos proporcionam.

Floating Browser

Embora o navegador-padrão do Android e o Google Chrome sejam excelentes opções na maioria dos casos, a obrigatoriedade da execução em tela-cheia pode não ser ideal. Caso você queira navegar na internet enquanto executa outras tarefas, o Floating Browser é sem dúvida uma excelente opção.

O suporte a múltiplas abas e a possibilidade de arrastar e redimensionar livremente a janela pela tela oferece uma experiência muito similar à de um computador comum. Além do mais, em Settings > Browser Settings > User Agent você pode marcar a opção “Desktop” para garantir o carregamento da versão completa da maioria dos sites.

Pequenos utilitários

O Tiny Apps Lite é uma ótima opção se você precisa de algumas ferramentas simples, como um player de música, uma calculadora e um bloco de notas, por exemplo. Na versão gratuita não estão disponíveis todos os recursos, mas as opções oferecidas valem bastante a pena e podem ajudar você a melhorar a sua produtividade.

YouTube

A rede social de compartilhamento de vídeos mais famosa do mundo não fica de fora com a ajuda do SuperTube Popup YouTube Player. Embora o redimensionamento da janela de reprodução ainda exija a utilização dos dedos, a possibilidade de assistir a um vídeo em um quadro independente é sem dúvida nenhuma muito atrativa.

Facebook

A rede social do Mark Zuckerberg também pode ser acessada através de úm cômodo widget flutuante através do Facebook window. Depois de executar o app, basta tocar em “janela aberta” para fazer login e aproveitar a rede.

Mais apps

Listamos apenas alguns programas básicos que podem ser de grande utilidade no dia a dia. No entanto, outros apps independentes para o seu aparelho podem ser encontrados facilmente no Google Play utilizando palavras-chaves como “float”, “floating”, “multitask”, “widgets” e "popup".

Conexão com um monitor

Se a tela do seu tablet não dá conta do recado, a compra de um adaptador HDMI pode ser uma excelente solução para você transmitir a imagem do gadget para uma TV ou um monitor compatível.

Embora muitos acessórios funcionem apenas em dispositivos específicos, o preço geralmente é acessível e não é difícil achar o produto em lojas online. Além do mais, outra vantagem do adaptador é que você pode transformar seu smartphone em um Desktop, caso você não tenha um tablet.

Os aparelhos da Samsung da linha S e Note são compatíveis com a tecnologia, assim como o Nexus 4, o Motorola Zoom, a linha Optimus da LG e muitos outros dispositivos genéricos que contam com saídas mini-HDMI.

(Fonte da imagem: Reprodução/Samsung)

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.