Layar: como a realidade aumentada vai trazer informações úteis para o mundo real

1 min de leitura
Imagem de: Layar: como a realidade aumentada vai trazer informações úteis para o mundo real

Para os mais viciados em tecnologia, um bom smartphone tornou-se item essencial. Estes pequenos aparelhos são muito mais do que um simples telefone celular e permitem que você fique conectado ao mundo 24 horas por dia.

Agora, estes gadgets já recheados de tecnologia têm uma característica a mais: a realidade aumentada. Por meio do aplicativo Layar – disponível para iPhone e Android – o usuário pode captar camadas de informações ao seu redor. Utilizando a câmera digital do aparelho, Layar aplica camadas de informação, mostrando o que está mais perto de você.

Como funciona?

Layar coloca informações digitais no mundo real. Ao baixar o aplicativo, você pode buscar itens que procura. Por exemplo, se você precisa ir a uma farmácia, digite o termo no campo de busca e uma camada com localização das farmácias mais próximas aparece na tela.

Para isso, o programa utiliza a câmera do aparelho. As informações são exibidas de acordo com a direção para qual você apontar a câmera, mostrando o que está por perto. É possível ver localização e até informações sobre preço e resenhas.

Outra opção é utilizar plugins, com informações pré-selecionadas. É possível buscar um plugin que mostra somente restaurantes, outro para pontos de ônibus, táxi e estações de metrô, bem como criar camadas personalizadas por você.

Layar    Layar

Também se pode visualizar informações de outros plugins gratuitos, como o Tweeps Around, que mostra os posts com geotag no Twitter. Outros plugins são específicos para YouTube e Wikipédia.

Por enquanto, só existe um plugin exclusivo para os brasileiros. Ele mostra a localização de cidades e informações de rota ao seu alcance, em uma distância máxima estabelecida por você.

Por enquanto, ainda é pouco. Mas com certeza este serviço vai se popularizar nos iPhones e Androids brasileiros. Sua utilidade é muito grande. Você pode, por exemplo, procurar novos imóveis em um bairro específico, escolas, padarias, bancos, etc.

Se você achava útil acessar a internet, utilizar a câmera digital e ter um GPS integrado em um só aparelho, Layar pode combinar essas três características para fornecer informações úteis, de modo ainda mais prático.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.