Android: 10 programas para leitura de feeds

6 min de leitura
Imagem de: Android: 10 programas para leitura de feeds

Saber o que está acontecendo ao redor do mundo é algo bem fácil nos dias atuais graças à internet. Ver as suas notícias no celular ou tablet dentro do ônibus enquanto vai para o trabalho ou mesmo enquanto espera por uma consulta, por exemplo, é ainda mais prático. Dessa forma, confira esta lista repleta de aplicativos para Android que tornam a leitura de feeds mais intuitiva e atraente.

Google Currents

O Google Currents é um aplicativo que exibe todas as suas notícias e informações favoritas no formato de uma revista eletrônica, ou seja, você realmente folheia as páginas para ler. Isso dá a ele um quê de praticidade e conforto durante a sua leitura. Um recurso muito interessante é poder aproveitar seus conteúdos completos offline, sendo necessário apenas realizar uma sincronização prévia.

Ao linkar a aplicação à sua conta Google, sua biblioteca será sempre a mesma, garantindo que suas fontes estejam sempre com você, não importa o aparelho utilizado. A variedade de fontes de novidades para seleção é diversa, mas você também pode importar as do seu Google Reader ou simplesmente inserir a URL dos seus feeds prediletos.

Flipboard

A leitura oferecida pelo Flipboard é cômoda e agradável porque você precisa apenas passar os dedos para cima ou para baixo para ver mais páginas ou detalhes. Os conteúdos da área principal são divididos por assuntos, como ciência, tecnologia ou música, e exibidos no formato de tiles, o que facilita a visualização e seleção. Se você quiser, também é possível adicionar widgets às homes do seu Android.

Com suas contas do Facebook ou Twitter conectadas, você pode compartilhar tudo o que desejar, garantindo que seu lado social esteja sempre presente. Outro ponto positivo deste aplicativo é a possibilidade de leitura offline, sendo necessário apenas ter uma conta no Instapaper, Pocket ou Readability para fazer isso.

Pulse News

O Pulse News se destaca dos demais nos quesitos praticidade e visualização. Com ele, você pode separar seus assuntos por guias e todas as novidades são divididas em linhas do tempo horizontais. Para atualizar uma fonte, basta arrastar sua coluna para a direita. Cada notícia é mostrada na forma de um quadrinho, sendo necessário apenas tocar para começar a ler.

A leitura com este aplicativo é confortável e segue o estilo de rolagem, e você ainda pode alterar o tipo e o tamanho da fonte ou ativar o modo noturno, que facilita a leitura em ambientes escuros. Uma vez sincronizados, seus conteúdos podem ser lidos offline, o que é muito prático para economizar uso de dados ou mesmo da bateria.

Google Reader

O Google Reader possui um visual bem minimalista, assim como sua versão para desktops. Com ele, você pode linkar suas fontes de notícias à sua conta Google para que elas não fiquem presas a apenas um aparelho, o que é muito útil. Entretanto, ele não oferece personalização de leitura, dando a você apenas uma breve descrição e os links para as notícias na web, o que também impede que você faça leituras offline no próprio aplicativo.

Apesar disso, ele dá suporte para mais de uma conta e você pode sempre escolher qualquer uma delas para visualizar seus feeds. O aplicativo também oferece assinatura de interesses, como esportes, política ou cultura, e permite que você encontre suas próprias fontes de notícias através da inserção de URLs.

News Republic

O News Republic reúne todas as suas notícias e as divide em tópicos em sua página inicial. Ao escolher qualquer um, todas as novidades mais recentes são exibidas, sendo necessário apenas selecionar para começar a ler no próprio aplicativo. Ele usa e abusa de animações nas transições de tela que resultam em um visual atraente a muito dinâmico.

Você pode editar os tópicos da forma que desejar e reposicioná-los para uma melhor visualização. A leitura é feita pela rolagem vertical e você pode escolher o tamanho da fonte, no entanto, não há opções para ler à noite. Apesar de exibir propagandas na parte inferior da tela, você pode aproveitar seus conteúdos de forma confortável e alternar entre notícias com simples movimentos para a esquerda ou direita.

Zite

Com o Zite, você navega entre tópicos e notícias com simples movimentos dos seus dedos. O layout das páginas segue um estilo de revista, entretanto, é preciso rolar o conteúdo na vertical, como se fosse um site. A leitura é confortável e você pode escolher o tamanho da fonte para melhorar a visualização dos conteúdos. Com tudo isso, o Zite possui um visual mais simples e direto.

Infelizmente, nem todas as notícias podem ser lidas no próprio aplicativo, pois algumas delas requerem o uso do seu navegador. Outra função que faz falta é a leitura offline, uma vez que você precisa estar sempre conectado para ver as novidades. Apesar disso, ele utiliza um mecanismo de inteligência artificial que memoriza suas preferências, facilitando o acesso a conteúdos mais interessantes.

Feedly

O Feedly oferece um visual que vai direto ao ponto e permite que você adicione contas para gerenciar todas as suas notícias. Ele também possui a função “Essentials”, que lista assuntos como economia, tecnologia, negócios etc. para que você expanda ainda mais sua leitura. Sempre que quiser, você pode adicionar novos itens ao seu perfil e montar uma espécie de biblioteca.

Este aplicativo também possui um sistema inteligente que detecta suas preferências e sugere artigos e notícias baseados em seus gostos. A leitura das notícias é confortável aos olhos e você pode usar a opção “Reformat”, que ajusta o conteúdo ao tamanho da tela do seu aparelho. Caso queira fazer leituras offline, basta inserir seus dados do Instapaper ou Read it Later.

Taptu - DJ Your News

O Taptu - DJ Your News também segue o estilo de exibição das novidades em linha do tempo. Você pode escolher vários assuntos diferentes e organizá-los em diferentes linhas, o que gera uma visualização dinâmica e atraente. Você pode inserir suas contas do Facebook, Google ou Twitter para receber novos conteúdos ou simplesmente explorar todos os canais que o aplicativo oferece.

A leitura dos conteúdos é feita por rolagem vertical e possui um formato confortável, entretanto, não há opção para ler à noite ou trocar a fonte das palavras. Uma vez sincronizadas, suas notícias podem ser lidas offline sem que seja necessário utilizar contas externas ou outro aplicativo. Isso permite que você aproveite tudo o que quer sem se preocupar com a conexão.

SkyGrid

Com o SkyGrid, todos os seus assuntos e notícias são agrupados e exibidos no formato de mosaicos interativos. O aplicativo divide-se basicamente em duas áreas: uma para seleção de tópicos e novidades e outra para a exibição dos conteúdos. Caso algum item precise ser aberto no navegador, o programa faz isso em seu próprio ambiente.

Você pode seguir os interesses oferecidos pelo aplicativo ou pode simplesmente procurar um do seu gosto e começar a segui-lo. As opções para leitura são poucas, pois o SkyGrid segue o mesmo estilo do Google Reader, dessa forma, a maioria das novidades dá apenas uma breve descrição da notícia e o link para ver o conteúdo na íntegra.

Minimal Reader

Se você gosta de widgets, o Minimal Reader é o aplicativo ideal para você acompanhar suas novidades. Com ele, você pode importar suas assinaturas do Google Reader ou adicionar seus próprios feeds. Após carregar suas fontes, você pode designar vários widgets para que eles exibam conteúdos diferentes e com diversos temas à sua escolha. Além disso, basta tocar no item desejado para visualizá-lo na íntegra.

O ambiente de leitura é muito confortável aos olhos, pois você pode mudar o tamanho e o estilo da fonte, ativar o modo noturno e trocar a cor do plano de fundo. Para ler tudo mais tarde, basta ter uma conta no Instapaper e sincronizar os itens desejados para uma leitura offline.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.