AmpliarTabela mostra quais aparelhos Android recebem atualização e até quando (Fonte da imagem: Michel DeGusta)

Michael DeGusta foi a fundo em uma pesquisa que revelou alguns números não muito bons para os usuários do SO da gigante da internet. Em seu trabalho, o analista verificou, por exemplo, que cerca de 16 aparelhos com sistema operacional Android têm grandes chances de nunca rodarem a última versão da plataforma, a 4.0 (Ice Cream Sandwich).

Além da questão da atualização, conhecida por muitos dos usuários de smartphones, há também os riscos de segurança. Como possuem aparelhos desatualizados, os consumidores podem ficar expostos às novas ameaças e pragas da internet por falta de upgrades mínimos, como correções de bugs e instalações de segurança.

Samsung Galaxy Nexus, que virá com Android 4.0 (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Aqui estão alguns dos achados da pesquisa de Michael DeGusta com relação ao sistema operacional Android:

  • 7 de 18 aparelhos nunca rodaram uma versão atual do sistema;
  • 12 de 18 rodaram uma versão atual por um período de algumas semanas;
  • 10 de 18 gadgets estavam atrasados em pelo menos duas versões dentro de um contrato de dois anos com operadoras;
  • 11 de 18 deixaram de receber qualquer atualização em menos de um ano após o lançamento;
  • 15 de 18 smartphones não rodam a versão 2.3 (Gingerbread), que chegou em dezembro de 2010.

A chegada do Android 4.0

Em poucas semanas, quando a última versão do SO for disponibilizada, cada um dos aparelhos analisados estará atrasado em mais de uma versão do sistema operacional. Com tudo isso, os maiores afetados são os consumidores finais, que ficam sem a certeza de que seus aparelhos serão atualizados futuramente.

Se todos esses dados forem comparados aos dos iPhones do mesmo período, a intensidade do problema aumenta mais ainda. Isso acontece porque os aparelhos da Apple possuem um período de atualização mais extenso, fazendo com que os consumidores da marca tenham suporte por vários anos após a compra do gadget.

Cupons de desconto TecMundo: