Os principais recursos do Android 7.0 Nougat: decida se vale atualizar

5 min de leitura
Imagem de: Os principais recursos do Android 7.0 Nougat: decida se vale atualizar

Sabemos que o Android Nougat não é um verdadeiro lançamento, mas só agora que a 7ª edição do robozinho está chegando na maioria dos smartphones. Funcionando como um aperfeiçoamento ao que foi introduzido nos Androids 5 e 6, a novidade não traz grandes evoluções visuais ou funcionais, mas gera bastante expectativa naqueles que já podem atualizar.

Justamente para te ajudar na decisão de baixar ou não o update – ou de ter todo o trabalho de instalar uma custom ROM – listaremos abaixo todas as novidades do novo sistema em relação aos seus antecessores. Embora alguns dos novos recursos já estejam disponíveis em certas fabricantes há algum tempo, a adição dessas features em camadas internas do SO sempre acaba garantindo melhor estabilidade e leveza ao conjunto da obra.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Notificações mais inteligentes

Arraste a notificação desejada para baixo e responda apenas aos contatos que você quiser, tudo sem abrir o aplicativo!

Ambas as versões 5.0 Lollipop e 6.0 Marshmallow introduziram um conceito novo às notificações do Android, e no 7.0 Nougat elas também mudaram: agora, todas as notificações de um mesmo aplicativo são agrupadas num só espaço, podendo ser expandidas, respondidas e ignoradas individualmente.

Além de permitir que você controle com precisão quais notificações deseja atender, o recurso garante maior organização à barra de status do smartphone, pois evita ícones duplicados.

Um botão para fechar todos os aplicativos

Pressione o botão ‘Limpar Tudo’ para livrar a memória de processos em execução

Nem parece que isso demorou tanto para chegar ao sistema, mas no novo Android já é possível fechar todos os aplicativos em segundo plano pressionando apenas um botão. O recurso já era disponibilizado por algumas fabricantes há bastante tempo, mas em dispositivos Nexus e com o Android puro ele ainda não existia. Dá pra acreditar?

Mais atalhos de configuração

Quem usou o Android 4.4 e sente falta da separação entre atalhos e notificações vai ficar mais feliz com o 7.0 Nougat – a atualização deixou de exibir todos os conteúdos de uma vez, novamente separando os avisos e as configurações rápidas.

Puxe a barra de notificações uma vez para ter acesso aos principais atalhos, ou puxe-a duas vezes para ver todos os controles e definir o brilho na tela. Pressionando a opção ‘Editar’ você ainda pode decidir quais botões serão exibidos, além de em qual ordem eles devem ficar.

Defina uma imagem para a tela de bloqueio

Outra novidade que não parece ter demorado 7 edições para chegar ao Android – e que há tempos foi substituída por recursos próprios das outras fabricantes – é a possibilidade de definir uma imagem para a tela de bloqueio do smartphone. Até então, só era possível fazer isso nas configurações ou com um aplicativo de galeria instalado no aparelho.

Pressione ou segure um espaço vazio na tela inicial, escolha normalmente um papel de parede e, na hora de concluir o processo, o sistema te perguntará se você deseja que a imagem seja utilizada apenas na home ou também na tela de bloqueio.

Recursos multi-window e fast switching

Duas funcionalidades muito interessantes – e que o Android Nougat ‘herdou’ de outros desenvolvedores – são os recursos multi-janelas e de troca rápida para os softwares abertos. A partir de agora, já é possível dividir uma só tela para dois aplicativos, igualzinho ao que acontece em dispositivos da Samsung e computadores com Windows.

Como se isso já não fosse o bastante, você ainda pode alternar entre os dois últimos softwares exibidos na tela pressionando duas vezes o botão multi-tarefas.

Economize seus dados e proteja sua franquia

Bastante polêmico, o ‘Modo Doze’ foi introduzido no Android 6.0 com o intuito de impedir que aplicativos em segundo plano gastem a sua bateria. Querendo ou não, a iniciativa funcionou e o time de desenvolvedores do Android decidiu expandir a funcionalidade também para a sua internet: ative a Economia de Dados e impeça que aplicativos ‘comilões’ se conectem à rede quando não estiverem abertos.

É claro que nas configurações você pode definir quais aplicativos podem furar esse bloqueio, é até importante que você faça isso porque o novo recurso funciona até mesmo no Wi-Fi. Sendo assim, lembre-se sempre de tratar como exceção os aplicativos de e-mail e os mensageiros de maior relevância.

Altere a densidade de pixels da sua tela

Além do tamanho das fontes, agora você também pode aumentar ou diminuir tudo o que é exibido

A densidade de tela ou PPI – como é conhecida na sigla em inglês – é o parâmetro que define  quantos pixels existem em cada polegada de um display eletrônico. Embora não seja possível alterar esse valor no hardware do dispositivo, a função permite que os conteúdos exibidos em tela sejam reduzidos ou ampliados.

Alterar a densidade da tela pode não só deixar a exibição mais agradável como também mais acessível àqueles que tem dificuldades de visão.

Evite a insônia com um filtro de luz azul

Os filtros de luz azul se tornaram uma popularidade nos últimos meses – e com sua eficácia ainda discutida em estudos científicos, tentam evitar que a luz da tela do seu smartphone impeçam o seu cérebro de produzir os neurotransmissores do sono. Pois bem, assim como o que foi feito no iOS 10, o Android 7.0 embarcou na ideia e trouxe essa funcionalidade nativamente.

Vale lembrar que ao acessar esse recurso nas Configurações de Tela, você pode também definir que ele seja ativado automaticamente todos os dias, sempre a partir de um certo horário.

Tenha GIFs no seu teclado

Apesar de não estar restrito aos smartphones com o Android 7, a possibilidade de ter GIFs incluídos no próprio teclado do Google foi inserida com o lançamento do sistema.

Para usar o novo recurso é fácil: instale e ative o teclado no seu smartphone, acesse o atalho de emojis e aí pressione a opção de GIFs na parte inferior da tela. Estando com tudo isso pronto, basta procurar a imagem desejada e enviar.

Tenha o Google Assistant

Inicialmente exclusivo da linha Pixel de smartphones do Google, o Assistant, substituto do Google Now, foi liberado para todos os aparelhos com os Androids 6 e 7 há algumas semanas. A novidade é capaz de tudo o que o assistente anterior podia fazer, mas realiza as ações mais rápido e com mais interatividade – você pode pedir que o Assistant te conte piadas, te mostre jogos ou te fale fatos interessantes sobre algum tema, por exemplo.

Para ativar o Google Assistant, é necessário que você altere o idioma do seu aparelho para o inglês. Faça isso indo às Configurações > Idioma e Entrada de Texto > Idioma > English US.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.