O movimento já era esperado: uma hora algum sistema portátil iria ultrapassar os computadores com Windows no mercado internacional. E de acordo com o site StatCounter, isso acaba de acontecer — pelo menos no que diz respeito aos aparelhos que se conectam à internet de alguma maneira.

Em um relatório referente ao mês de março de 2017, o site mostra que os aparelhos com Android já somam 37,93% do total de acessos à internet. Ao mesmo tempo, o Windows (em todas as versões) chega a 37,91%. Ao mesmo tempo, o iOS da Apple tem cerca de 13% e o OSX  da mesma empresa fica pouco acima dos 5%.

É importante notar a queda do Windows ao longo dos últimos cinco anos. Em março de 2012, o SO da Microsoft contava com mais de 80% do mercado — quando o Android tinha apenas 2,4%. A evolução dos portáteis e os preços mais acessíveis dessa tecnologia fez com que o Android se tornasse uma ferramenta poderosa no mercado internacional, até que se tornou o mais usado em todo o mundo.

Em março de 2012, o Android possuía apenas 2,4% do mercado; contra 37,93% atuais

Vale dizer também que esses números não significam que o Android está em 37,93% do total de aparelhos do mundo. Os relatórios do StatCounter dizem respeito apenas a dispositivos que se conectaram à internet em um intervalo de 30 dias. Se bem que é bem raro achar algum PC funcional e sem internet, não é mesmo!?

Cupons de desconto TecMundo: