Anunciado durante a última conferência I/O, o sistema Instant Apps finalmente entrou em sua primeira etapa de testes públicos nesta semana. A solução desenvolvida pela Google permite acessar os recursos oferecidos por alguns softwares sem que você tenha que necessariamente fazer sua instalação em um smartphone.

Disponível de forma limitada, a fase de testes já é compatível com apps como o BuzzFeed, Periscope, Viki e Wish — experiência que  a empresa promete expandir a partir das respostas de seus usuários. O sistema funciona a partir da seleção de links associados a programas não instalados em um aparelho, que são abertos de maneira diferenciada.

Os testes já estão abertos para todos os usuários que possuem smartphones que suportam a novidade

A Google afirma que os testes já estão abertos para todos os usuários que possuem smartphones que suportam a novidade. Em compensação, a companhia avisou que desenvolvedores interessados no sistema vão ter que atualizar suas APIs e seus projetos no Android Studio, sendo que o SDK completo da novidade deve ser disponibilizado publicamente em questão de alguns meses.

Ainda não há uma data definida para a estreia definitiva do sistema, que só deve ser compatível com smartphones com a versão 6.0 ou superior do Android. Desenvolvedores que não pertencem ao grupo seleto de parceiros da empresa já podem começar a se preparar para usá-lo a partir de algumas diretrizes publicadas no site oficial da companhia (em inglês).

Cupons de desconto TecMundo: