Economia de dados: atualizações de apps no Android ficam 65% menores

1 min de leitura
Imagem de: Economia de dados: atualizações de apps no Android ficam 65% menores

No início desta manhã, a Google anunciou que está trazendo um novo método de envio de arquivos de atualização dos apps no Android. Com isso, a empresa de Mountain View quer permitir que os consumidores atualizem seus aplicativos com menos gasto de franquias.

De acordo com a empresa, há uma média de 65% na redução do tamanho dos updates realizados nos smartphones Android. Tudo isso graças a algumas modificações no algoritmo que identifica os dados necessários para as atualizações e também no processo de compressão dos arquivos — que fica 20% mais eficiente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

App / Tamanho original / Atualização anterior / Atualização no novo método

Com a modificação, o processo de instalação fica mais lento —afinal de contas, também é mais longo o processo de descompressão e análise dos dados. Por essa razão, a Google afirma que o processo vai ser aplicado apenas nas atualizações automáticas dos apps instalados nos aparelhos.

Como funciona

Este novo sistema está sendo chamado de "File-by-File" (Arquivo-por-arquivo). O grande trunfo dele está no fato de conseguir detectar até mesmo as menores diferenças entre arquivos antigos e novos dos apps a serem atualizados.

Quando uma diferença é identificada, são aplicadas alterações nos arquivos específicos e depois a Play Store realiza uma recompressão para fazer com que os dados estejam verificados "byte por byte".

Vale dizer que todo o processo acontece na própria Play Store. Por isso, os desenvolvedores e usuários não precisam se preocupar com nada. Uma ótima ideia, não é mesmo?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.