Uma nova pesquisa de mercado feita pela Kantar Worldpanel e a ComTech revelou algo bastante interessante sobre o mercado Android no último trimestre. Segundo os números trazidos por eles, não apenas a fatia dominada pela plataforma da Google sofreu uma pequena queda, como as principais companhias fabricantes de aparelhos da empresa também demonstraram sofrer com essa perda.

Nem tudo são más notícias, no entanto. Enquanto LG, Motorola e Samsung caem, as companhias menores do mercado Android, como a Alcatel e a ZTE, tiveram o caminho contrário, trazendo um crescimento de 3,5% cada uma nos últimos três meses. É importante notar que os aparelhos dessas marcas são normalmente vendidos como pacotes de telefonia pré-pagos; logo, é um sinal bastante claro de que a busca agora é por um custo acessível.

Os números, vale notar, diferem um bocado de acordo com a região do mundo. Na França, na Alemanha, na Itália, na Espanha e no Reino Unido, por exemplo, o Android teve um crescimento de 78,1%. Já nos EUA, foi registrada uma queda de 66,9% para 65,2%. Na China, por sua vez, o mercado da plataforma da Google só cresce (enquanto o da Apple só diminui); a diferença, é claro, está no domínio de empresas como Huawei, Xiaomi e Oppo.

Seja como for, o fato é que as empresas menores estão crescendo no mercado móvel. E não seria surpresa vê-las se tornando as futuras gigantes, se os números continuarem tão otimistas.

Cupons de desconto TecMundo: