Como fazer fotos em 360 graus no Android

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer fotos em 360 graus no Android

Ambientes em 360º criam uma interação íntima entre usuário e mídia, o que gera, naturalmente, uma experiência intensa ao espectador. Prova da crescente popularidade desses formatos é a mais recente atualização de suporte lançada pelo Facebook, que agora admite a postagem de imagens interativas.

Aplicativos que permitem a captura de fotos e vídeos em 360º podem ser baixados gratuitamente web afora (confira nesta página a seleção de dez apps dedicados à fotografia de panoramas). No entanto, nem todos os serviços admitem a visualização interativa por meio de gadgets de Realidade Virtual (VR).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esse não é o caso do Câmera Cardboard, aplicativo oficial da Google. Ele não só captura fotografias em 360º, mas também suporta a navegação pela paisagem por meio de nada mais que óculos de papelão. Neste tutorial, você vai aprender a registrar imagens panorâmicas a partir do seu Android.

Exemplos de fotos em 360º capturadas pelo Câmera Cardboard

Nota: Câmera Cardboard permite a captura de fotos em 360º, mas a exibição da imagem em VR pode ser feita somente a partir do acessório Google Cardboard (saiba mais).

Como capturar imagens panorâmicas, em 360º

O download de Câmera Cardboard pode ser feito gratuitamente através desta página (Google Play). Faça a instalação do serviço e, logo na tela inicial, toque sobre o ícone de câmera que será exibido à direita do canto inferior, em laranja.

Mantenha o eixo de rotação firme para obter melhores resultados.

Para iniciar a captura, toque sobre o botão mostrado ao centro da tela e então mova seu celular lentamente, para a direita. Tente manter o aparelho fixo sobre um mesmo eixo de rotação para garantir um resultado final de boa qualidade.

A captura de som pode ser desativada nas preferências de gravação

Preferências de captura

A reprodução de som só poderá ser ativada sob o modo de visualização Google Cardboard

Configurar as preferências de captura da mídia também é possível: toque sobre o botão de sanduíche, na tela inicial do app, e selecione “Configurações”. Em seguida, ajuste as opções de câmera de acordo com as suas necessidades (a reprodução de som, vale mencionar, só será executada a partir da visualização da foto pelo modo Google Cardboard).

Visualize sua paisagem

Finalizada a captura, a visualização da foto poderá ser feita de dois modos: será possível abrir a imagem através da galeria do celular ou emparelhar ao serviço Câmera Cardboard o app dedicado aos óculos de VR da Google (clique aqui para baixar a versão do aplicativo para o gadget de papelão).

Será necessário utilizar o gadget de papelão para ver a imagem em VR

Através da galeria de imagens

Para visualizar a foto através da galeria do seu celular, selecione sua imagem a partir da tela inicial de Câmera Cardboard e toque sobre os três pontos exibidos no canto direito superior. Abra a opção “Abrir na galeria”, selecione o visualizador que deverá ser usado e pronto!

Selecione então o app que deverá abrir a imagem e pronto!

Usando o Cardboard

Feitos o download e a instalação do app dedicado aos óculos de VR da Google, basta tocar sobre o ícone de óculos mostrado no rodapé da imagem aberta e encaixar o celular na capinha de papelão para interagir com a captura em 360º.

Será necessário baixar o aplicativo dos óculos de papelão para visualizar a imagem em VR

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.