Android Nougat: como usar o mesmo aplicativo em duas janelas diferentes

2 min de leitura
Imagem de: Android Nougat: como usar o mesmo aplicativo em duas janelas diferentes
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A atualização para o Android Nougat tem sido disponibilizada via OTA aos clientes da Google (veja aqui a lista de aparelhos já compatíveis com o novo sistema). E como principais destaques da versão 7.0 do software para mobiles estão funções que, agora, permitem a melhoria da produtividade do usuário e usabilidade do gadget.

Falamos especialmente do “quick-switch”, que possibilita a troca rápida entre dois aplicativos, e do “split-screen”, recurso dedicado à execução simultânea de dois softwares distintos (saiba mais). Mas e se fosse possível deixar sua experiência ainda mais intensa, rodando um mesmo serviço em duas janelas diferentes?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apenas aparelhos atualizados com o Nougat podem rodar o split-screen modificado

Apesar de não oferecer suporte a essa opção, o “split-screen” pode ser usado para executar um aplicativo em duas abas, permitindo o uso simultâneo e independente do Facebook, do YouTube ou do WhatsApp, por exemplo. Para ativar esse recurso, porém, um app tem de ser baixado via Google Play.

Veja como é fácil aprimorar as funções de produtividade inauguradas pelo Android Nougat a partir de uma ferramenta acessória.

Atenção: apenas aparelhos atualizados com o Android Nougat são compatíveis com o aplicativo que aprimora as funções do split-screen. É importante mencionar que nem todos os apps podem rodar em duas janelas simultaneamente.

Como rodar um mesmo app em duas janelas diferentes

1 – Antes de tudo, o download de “Parallel Windows for Nougat” tem de ser feito:

2 – Feito isso e finalizada a instalação, uma permissão de acessibilidade tem então de ser concedida. Concorde com os termos do app e, na tela seguinte, clique em “Enable Acessibility Service”.

Será necessário fornecer permissões de acessibilidade ao app

3 – Agora, toque sobre a opção “Parallel Windows for Nougat” e permita que o serviço observe as suas ações e que inspecione, também, o conteúdo das janelas ativas.

Permita que o app monitore os serviços ativos

Como usar a ferramenta

Ative a aba de ferramentas de “Parallel Windows for Nougat”  por meio de um toque sobre o lado direito da tela e siga as instruções abaixo para executar um mesmo app em duas janelas:

Abra o menu de ferramentas deslizando a tela da direita para a esquerda

1 – Clique sobre o ícone de cubo dividido em nove quadrados, como mostra a imagem acima, e selecione o aplicativo que deve ser espelhado – o Facebook, por exemplo.

Abra a opção de seleção e clique sobre o app que deverá ser aberto; faça a operação duas vezes

2 – Em seguida, ative novamente a barra de ferramentas, clique sobre o ícone de cubo e toque outra vez no app aberto – abrimos o Facebook, em nosso caso.

Agora você pode usar um mesmo app em duas telas de forma independente!

Pronto! Você pode, assim, usar um mesmo aplicativo de forma independente em duas janelas em seu Android Nougat. Vale ressaltar que nem todos os serviços são compatíveis com o split-screen, então alguns apps não podem ser executados pelo acessório “Parallel Windows for Nougat”.

...

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.