Android Nougat: como usar o modo de tela dividida e a troca rápida de apps

2 min de leitura
Imagem de: Android Nougat: como usar o modo de tela dividida e a troca rápida de apps
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Desenvolvedores e participantes do “Android Beta Program” não são os únicos usuários que já podem colocar o Android 7.0 Nougat à prova: desta vez, consumidores finais que possuem aparelhos da linha Nexus e tablets Pixel C podem “furar fila” e atualizar seus dispositivos com a mais recente versão do robozinho verde.

Dentre as principais novidades do novo Android estão o suporte a mecanismos aprimorados de Realidade Virtual (RV), um multitarefa em tela dividida e também um sistema de economia de dados e de energia aprimorado – clique aqui e confira na prática as últimas implementações feitas pela Google (vídeo).

Seu smartphone ou tablet foi agraciado pela atualização? Pois então veja como é fácil dominar todas as melhoras feitas sobre o painel de gerenciamento de aplicativos. Use dois serviços ao mesmo tempo e use a ferramenta de troca rápida entre telas ao passo de apenas alguns rápidos cliques!

Quem possui aparelhos Nexus ou tablets Pixel C pode 'furar fila' e baixar a mais recente versão do robozinho verde

Quem já pode fazer a atualização?

Se o update ainda não chegou via OTA ao seu aparelho, a “atualização forçada” pode ser feita. Donos dos Nexus 6, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus 9, Nexus Player, Pixel C e Android One podem baixar o Android 7.0 Nougat aqui.

Como ativar o recurso de tela dividida

1 – Para que o multitarefa em tela dividida possa ser usado, pelo menos dois aplicativos terão de ser abertos. Mas atenção: ambos os apps deverão suportar o multitask – do contrário, um alerta sobre a falta de cmpatibilidade será exibido.

Abra pelo menos dois aplicativos; ambos deverão ser compatíveis com o recurso de tela dividida.

2 – Ativar o modo multitask é fácil: toque e segure sobre um dos aplicativos até que a mensagem “Arraste aqui para usar a tela dividida” apareça.

Toque e segure sobre um aplicativo para ativar o recurso.

3 – Faça, então, o que diz a respectiva instrução e pronto! O multitarefa em tela dividida já poderá ser usado.

Gerencie suas tarefas

Agora, e com o recurso de tela dividida ativado, o gerenciamento de ambas as tarefas pode ser feito de modo individual. Para isso, redimensione as janelas de acordo com as suas necessidades usando nada mais que a barra exibida ao centro do display.

Use a barra exibida ao centro da tela para redimensionar as janelas.

Cada app pode ser manipulado individualmente, e você usar também a tela na horizontam do seu aparelho com Android 7.0 Nougat para melhorar a experiência.

Como desativar o recurso de tela dividida

Para usar apenas um aplicativo na tela principal, toque e segure sobre o ícone de tela dividida, botão localizado à direita da barra de navegação, ou arraste a barra de redimensionamento das janelas para baixo ou para cima. Fácil, não?

Pressione o ícone de tela dividida por alguns segundos para desativar este modo de exibição.

Troca rápida de telas – um “Alt” + “Tab” para o Android!

Outra das novidades que chega junto do Android 7.0 Nougat é a possibilidade de troca rápida entre telas – é como se o comando “Alt” + “Tab”, para Windows, tivesse finalmente chegado ao sistema da Google para dispositivos móveis.

Dê um toque duplo, rápido, sobre o quadrado para exibir o último app aberto.

Para ativar a exibição do último app aberto de um jeito ainda mais rápido e prático, tudo o que você tem de fazer é dar um rápido toque duplo sobre o ícone de quadrado.

...

O TecMundo já testou a versão Beta do Android 7.0 Nougat. Veja nesta página as principais novidades do sistema na prática e aprenda aqui a atualizar seu Nexus.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.