Primeiras impressões: testamos a versão Beta do Android Nougat [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Primeiras impressões: testamos a versão Beta do Android Nougat [vídeo]

Acredite ou não, o Android Nougat já é uma realidade para vários usuários. A versão 7.0 do sistema operacional da Google começou a ser distribuída para aqueles que fazem parte do programa Beta do Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste primeiro momento, aparelhos da linha Nexus e tablets Pixel C estão sendo agraciados pela chegada do Android Nougat – o código do novo Android já foi disponibilizado às principais fabricantes, então a liberação dessa versão do sistema deverá chegar em breve aos demais dispositivos.

Por enquanto, são compatíveis com a primeira leva da distribuição os seguintes aparelhos:

O TecMundo já testou essa nova versão e você confere as nossas primeiras impressões no vídeo acima.

Android Nougat

1. Tela dividida

Uma das novidades mais aguardadas e que já tem sido anunciada há algum tempo é a possibilidade de trabalhar com a tela dividida.Dessa forma, é possível abrir dois aplicativos e usá-los ao mesmo tempo. Essa função fica disponível ao pressionarmos e seguramos o dedo sobre o botão multitarefa. Assim, um app fica fixado no topo dando a opção de mostrar outro logo abaixo.

2. Troca rápida

Outra novidade interessante é a troca rápida de aplicativos, que também é ativada pelo botão multitarefa. Para fazer isso, basta dar dois toques rápidos nesse botão, fazendo com que o último app apareça sobre o programa atual. É uma função idêntica à combinação Alt/Tab dos PCs, algo extremamente útil e que vai facilitar muito a vida de quem precisa trocar de aplicativos com frequência.

3. Painel de notificações

O Painel de Notificações também recebeu melhorias. Agora é possível interagir com os cards que aparecem por ali, respondendo mensagens e até alterando as configurações de determinado app. O visual do Painel de Notificações também mudou, podendo agora se editado com atalhos diferentes do padrão.

4. Idioma e entrada

O Android Nougat também trouxe uma enxurrada de emojis para aqueles que gostam de se expressar por meio de imagens. São mais de 1500 emojis, 72 deles completamente novos. Agora o sistema também permite a utilização de múltiplos idiomas na hora da digitação.

5. Economia de dados e bateria

O Android Nougat traz mais economia tanto para bateria quanto para o consumo de dados. Agora o Modo Doze está aprimorado, fazendo com que o aparelho gaste menos energia quando está ocioso. Para conseguir isso, o sistema interpreta quais processos estão em execução e podem ser reduzidos, cancelados ou colocados para dormir.

Com relação ao consumo de dados, o modo de economia impede que alguns apps enviem ou recebam informações em segundo plano. Quando ativado, esses aplicativos não são capazes de acessar as redes móveis, sendo limitados à rede WiFi.

6. Acessibilidade

De um modo geral, o Android Nougat também trouxe diversas melhorias de acessibilidade. Uma das maiores adições é a possibilidade de alterar o tamanho de exibição, mudando não somente o tamanho dos textos, mas também imagens e ícones do sistema. O sistema também possibilita mudar a velocidade de narração dos textos, aumentando a compreensão dos conteúdos.

7. Desempenho

A Google também promete um aumento de performance graças ao novo compilador JIT. A adoção desse sistema de compilação em tempo real promete acelerar o processo de carregamento dos aplicativos e reduzir o tempo de instalação de alguns apps. O Android Nougat também vai consumir menos memória RAM e ocupar menos espaço que as versões antigas.

Com relação à parte gráfica, a integração com a API Vulkan está ainda maior. Isso vai permitir que os aparelhos executem games com gráficos de alto nível, exibindo imagens com mais suavidade e velocidade.

8. Realidade virtual

A Google garante que o Android Nougat está preparado para realidade virtual graças à plataforma Daydream. Essa sistema vai encurtar a distância entre desenvolvedores e consumidores, facilitando a criação de conteúdo nesse formato, que tem ganhado cada vez mais adeptos.

.....

Essas são as principais novidades que o Android Nougat está trazendo. Lembrando que por enquanto apenas alguns dispositivos estão elegíveis ao programa Beta do Android. Portanto, pode ser que demore um pouco até que todos experimentem essas novidades.

E aí, o que você achou do Android Nougat? Deixe a sua opinião aqui no campo dos comentários e até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.