8 novidades do Android N que farão você largar o Marshmallow

3 min de leitura
Imagem de: 8 novidades do Android N que farão você largar o Marshmallow

A Google só anunciou até agora a versão de testes e para desenvolvedores do Android N, mas já é possível notar uma série de novidades bem aguardadas ou que caem como uma luva em tablets e smartphones.

É verdade que ele ainda está instável e muitas novidades ainda podem ser apresentadas pela Google, mas ficamos encantados já com o Beta — e, a seguir, você confere as funções inéditas que mais chamam atenção e com certeza vão convencer você a deixar o Android Marshmallow (6.0) de lado quando a atualização chegar.

Vale lembrar que o TecMundo já ensinou você a instalar o Android N e também contou as primeiras impressões sobre o uso.

1. Tela dividida

Como funciona o esquema de split screen.

O recurso de split-screen foi colocado meio escondido e em testes no Android anterior, mas agora veio para ficar e é muito fácil de ser usado. Na janela "Recentes", que mostra em miniatura tudo o que está aberto no seu aparelho, basta selecionar uma tela e arrastá-la para cima, deixando ela ocupar a metade superiora da divisão. O outro app você também escolhe livremente. Isso vai poupar a você muitos segundos e, se usado para trabalho, aumentar a produtividade.

2. Alternar telas

Sabe o atalho "Alt + Tab" do Windows? Agora ele existe no Android N! Basta tocar duas vezes rapidamente no botão "Recentes" (o ícone virtual em forma de quadrado na parte inferior, o mesmo utilizado no primeiro item) e continuar pressionando ele várias vezes para que todos os seus programas em execução sejam mostrados, um de cada vez. É um atalho que ninguém imaginava que surgiria, mas que vai virar obrigatório de muita gente.

3. Configurações dinâmicas e completas

As novas informações e o atalho adicional.

A opção "Configurar" do Android melhorou em vários aspectos. Agora, cada tópico selecionado ("Apps", "Bateria", "Memória" e por aí vai) exibe informações mais completas para o usuário. Além disso, para navegar rapidamente para outro setor, é só deslizar o dedo do lado esquerdo para o direito do display: um menu lateral desliza na hora com ótimos atalhos.

4. O menu de notificações

O visual em duas fases do menu de notificações.

A barra de notificações ainda é dividida em duas "fases", mas com novos elementos. Ao puxá-la uma vez do topo da tela, você vê não só as indicações de mensagens e alertas, mas também uma pequena seleção de ícones de status, como WiFi e bateria. Com um novo deslize, essa segunda parte é expandida e mostra outros atalhos, mais do que antes. Ah, e a API do novo Android contém a possibilidade de que desenvolvedores criem os próprios botões nesse setor, algo que deve ser adotado pelos seus principais aplicativos.

5. Sintonizador do sistema melhorado

A interface das notificações ficou bem mais completa.

O sintonizador do sistema (Sintonizador System UI) ficou mais completo. A partir de alavancas fáceis de usar, ele permite que o usuário adicione ainda mais atalhos na área de notificações.

6. Informações de segurança

Configuração e exibição de informações de segurança.

Em momentos de emergência, alguém (ou você mesmo) pode acessar informações úteis sobre o dono do aparelho a partir da tela de bloqueio. Poder acessar nome, endereço e outros detalhes pode até salvar vidas. Veja neste link como configurar a tela.

7. Escala de DPI na tela

Você pode escolher uma entre várias escalas.

O Android N possibilita não só o aumento da fonte de textos, mas sim de toda a exibição na tela. Assim, detalhes pequenos não passam despercebidos e quem tem dificuldades para enxergar pode usar o aparelho sem problemas. A opção tem vários níveis de escala e pode ser ajustado em Configurar > Tela > Tamanho da Exibição.

8. Modo Noturno

Como configurar o Modo Noturno.

Ideal para você usar o aparelho durante a noite ou em ambientes com baixa iluminação sem causar desconforto, o Modo Noturno é um recurso que surgiu entre os atalhos mais escondidos da versão de testes do Android Marshmallow, mas foi deixado de fora da versão final. Agora, ele está de volta e tem tudo para continuar no Android N estável. A configuração ficou mais completa e há um atalho para ele no menu de notificações. Aprenda a ativá-lo por aqui.

Qual seria seu voto para o nome do Android N? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.