Em algum momento deste ano, teremos a nova atualização do Android, conhecida por enquanto apenas como M – ainda não foi revelado qual doce dará nome ao SO, mas há especulações. Algumas funcionalidades já foram anunciadas, como é o caso do suporte a sensores biométricos, do Android Pay e de outras coisas.
E, como é de se esperar, aos poucos a Google vai revelando um pouco mais sobre o sistema operacional. Desta vez, a novidade é o Auto Backup for Apps – backup automático de aplicativos –, ou seja, um serviço que guarda dados de login, progresso nos jogos, suas configurações e muitas outras informações na estrutura de nuvem da empresa.
Nossos vídeos em destaque
Seu smartphone quebrou? Ele foi roubado? Vai trocar de aparelho? Dessa forma, você não teria que se preocupar com a perda dos dados importantes contidos nele. Apesar de ser uma ótima adição para o Android, ela não é novidade nos SO mobile, já que o iOS possui algo semelhante.
Os desenvolvedores não terão trabalho extra
Os aplicativos necessitarão ser adaptados ao novo recurso, ou seja, precisarão que alguém implemente o Auto Backup for Apps neles. Embora pareça uma tarefa custosa, a Google garante: inserir o recurso será simples e com “zero linhas de código”. O único requisito é atualizar o targetSdkVersion para a versão 23 para aproveitar todas as funcionalidades do Android M Developer Preview.
Você acha que o backup automático de aplicativos será um recurso interessante do Android M? Comente no Fórum do TecMundo
A novidade não será obrigatória, portanto, dependerá da boa vontade do desenvolvedor em inseri-la no aplicativo. Se a promessa de facilitar a atualização do recurso for mantida, certamente veremos uma quantidade enorme de aplicativos com o Auto Backup for Apps.
)
)
)
)
)
)
)