Android 5.0 Lollipop: como definir o app-padrão para abrir seus arquivos

2 min de leitura
Imagem de: Android 5.0 Lollipop: como definir o app-padrão para abrir seus arquivos

Tido como um dos sistemas mais versáteis da atualidade, o Android permite a customização praticamente total de suas funções e interface (confira nesta página nossas dicas sobre como deixar seu celular com roupagem completamente nova!). Fato é que milhares de aplicativos são lançados todos os dias; não é raro encontrar, por exemplo, os mais diversos editores de fotos, reprodutores de músicas ou gerenciadores de arquivos na Google Play.

Mas a última versão do OS, o Lollipop, não conta ainda com recurso nativo capaz de possibilitar a rápida definição de apps-padrões para a execução de uma ou outra tarefa. Se você possui mais de um navegador instalado em seu smartphone e quer abrir as páginas da web somente por meio de um dos browsers, pode ser que operações manuais tenham de ser feitas sempre que a internet tiver de ser acessada – algumas extensões, vale ressaltar, apresentam as opções “apenas uma vez” e “sempre” quando são ativadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dedicado a usuários do Android 5.0, este tutorial tem o objetivo de facilitar a vida de quem deseja definir como padrão um determinado aplicativo para a execução das mais cotidianas das operações. Aprenda a usar seu programa favorito de reprodução de músicas, de navegação junto da internet ou de edição de fotos por meio destas rápidas dicas!

Passo 1 – Baixe o gerenciador

O aplicativo Default App Manager (em versões gratuita e paga) pode rodar também junto das demais versões do Android – edições superiores à 2.1 são capazes de executar o app sem quaisquer problemas. Clique neste link para baixar o gerenciador de graça (com propagandas).

Passo 2 – Selecione a categoria do app

Abra o Default App Manager e, em “Category Wise”, selecione o tipo de função que seu aplicativo executa. As opções exibidas dependem de quais programas estão instalados em seu celular – “Audio”, “Browser”, “Camera” e “Calendar” são algumas das categorias que deverão ser listadas pelo gerenciador de aplicativo.

Passo 3 – Defina-o como padrão

Toque então sobre a aba “Set Default” (“Definir como Padrão“, em tradução direta). Note que os aplicativos pertencentes à categoria selecionada serão assim exibidos – em nosso caso, escolhemos os softwares de navegação; o Opera e o Google Chrome foram assim elencados.

Selecione o aplicativo-padrão para a execução de uma determinada tarefa e finalize a operação em “Always” (“Sempre”). Nota: este comando é o mesmo sugerido pelo Android quando alguns apps são acionados; pode acontecer, porém, que o Lollipop não apresente as opções “apenas uma vez” e “sempre” para certos softwares, o que torna o uso de Default App Manager necessário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.