The BRIEF

Cobertura 2G ainda é predominante no Brasil

Enquanto a tecnologia 2G alcança todos os municípios brasileiros, 3G atinge 90% da população nacional

05/03/2014, às 11:12

Cobertura 2G ainda é predominante no Brasil

Fonte:

Imagem de Cobertura 2G ainda é predominante no Brasil no site TecMundo

(Fonte da imagem: Divulgação/Anatel)

Aos poucos a implantação do 4G começa a ganhar corpo na maioria das capitais brasileiras, mas a realidade do país ainda está bem longe disso. Números divulgados pela Anatel mostram que a maior parte da população do Brasil ainda acessa a internet via 2G.

A explicação para isso é simples: enquanto o 2G atinge 100% dos municípios brasileiros, o 3G contempla 3.473 cidades, o que corresponde a um alcance de 90% da população. Entretanto, de acordo com João Rezende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, essa situação deve mudar a partir de junho.

Segundo estimativas, na metade deste ano o número de celulares com 3G deve superar o número de aparelhos com 2G. No final de 2013 o panorama mostrava 159,7 milhões de telefones com 2G contra 94,8 milhões de modelos acessando a internet via 3G.

A migração de um sistema para outro tem se tornado cada vez mais acelerada. De acordo com Rezende, o aumento da competição, diminuindo o preço dos pacotes 3G, contribui bastante para esse cenário. Além disso, o acesso cada vez mais facilitado a celulares compatíveis com a tecnologia colabora para o aumento desse número.

Fontes