Review: Elgato Game Capture HD [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Review: Elgato Game Capture HD [vídeo]

No meio de uma onda de YouTubers e pessoas que querem ficar famosas transmitindo jogatinas ao vivo na internet, as placas de captura são absolutamente indispensáveis. Afinal, é com elas que se consegue obter (e enviar) da melhor maneira possível a imagem dos games.

A Elgato Game Capture HD é um dos produtos mais famosos no meio, pela facilidade de uso, eficiência e boa qualidade de vídeo. Bastante portátil, ela traz recursos automáticos e dispensa complicação na hora de configurá-la. Na análise a seguir, você confere todos os detalhes e o que achamos dela.

Aprovado

Design Portátil

Assim que é tirada da caixa, é inevitável notar o pequeno tamanho da Elgato Game Capture HD. Apenas para se ter ideia, ela é menor do que um smartphone (mas um pouco mais grossa), prezando por ser mais enxuta. O design minimalista deixou a placa muito bonita. Com bordas arredondas e cor preta (estilo black piano), ela se torna bem discreta – seja em sua mesa ou sobre o gabinete do computador, por exemplo.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Cabos e acessórios

A caixa da Elgato já traz junto tudo que você precisa: cabo USB, HDMI, adaptador vídeo componente e até mesmo um cabo específico para o PlayStation 3. Vale lembrar que as conexões HDMI têm um bloqueio de proteção contra captura chamado HDCP, por isso é necessário usar cabos e adaptadores especiais.

O fato de vir tudo junto com o produto permite que você possa desfrutar da captura assim que tirá-lo da caixa.

Instalação e uso descomplicados

A alimentação da Elgato Game Capture HD é feita por meio de um cabo Mini USB, dispensando ligá-la na tomada. Assim, ao conectar a placa ao PC, ela é alimentada e também já transmite os dados. Ela conta com entradas A/V e HDMI de um lado. Do outro lado, encontra-se uma saída de vídeo HDMI – para ligar na TV e jogar sem absolutamente nenhum atraso na imagem.

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

A instalação é bastante simples. Basta entrar no site do fabricante e baixar o driver com aplicativo. Ao abrir o Game Capture HD, ele já tenta fazer uma detecção automática do dispositivo que está ligado na placa. Mesmo assim, nas configurações, você pode selecionar pelo nome do console (que já inclui Xbox One) e a entrada que está sendo usada: HDMI, Componente ou Composto (para consoles antigos). Ainda é possível usar uma barra para selecionar a qualidade da captura e alternar os perfis, que trazem opções para vídeos em 720p e 1080p.

No próprio programa você pode começar uma captura ou uma transmissão (para o YouTube ou o Twitch.TV), ativando comentários ao vivo direto do seu microfone. Entretanto, não conte com nada mais complexo do que isso, como a adição de uma webcam na tela.

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Um recurso muito inteligente é o de poder voltar no tempo. Isso porque o aplicativo mantém uma espécie de cache que funciona o tempo todo. Assim, se você perder um momento especial em algum jogo, pode voltar e capturá-lo mesmo assim.

Qualidade excelente

Em todos os testes que fizemos, a Elgato Game Capture HD mostrou resultados muito bons. Como é possível fazer a gravação com ou sem compressão, a qualidade depende da configuração do usuário. Sendo assim, você pode obter resultados muito bons com arquivos relativamente pequenos e compressão H.264.

Reprovado

Atraso na transmissão

O único problema que tivemos com a Elgato Game Capture HD foi ao tentar utilizar ela em uma transmissão online pelo Xsplit – software cheio de ferramentas para fazer streaming. Infelizmente, obtivemos atrasos de 2 até 5 segundos dentro de um jogo. Isso com certeza traria problemas de sincronia do som, imagem, câmera e microfone.

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

A causa do delay é o uso da entrada USB 2.0, que é relativamente limitada. Para corrigir isso, a Elgato precisaria utilizar a porta USB 3.0. Dessa forma, a única maneira de transmitir sem atrasos é pelo software oficial.

Vale a pena?

O objetivo da fabricante com a Elgato Game Capture HD é trazer um produto que permita a qualquer usuário capturar suas jogatinas com facilidade e qualidade. Com certeza podemos afirmar que ela faz isso muito bem. Ela é prática tanto no sentido do tamanho quanto na configuração. Não tivemos nenhum tipo de problema com os vídeos salvos.

O único inconveniente é o atraso, que só pode ser 100% driblado com uma placa interna. O preço é um pouco salgado: fica na base dos 900 reais. Se você procura por um produto semelhante, pode conferir a AverMedia Live Gamer Portable, que também analisamos aqui no Tecmundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.