Review: notebook Lenovo IdeaPad S400 Touch

8 min de leitura
Imagem de: Review: notebook Lenovo IdeaPad S400 Touch

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

A Lenovo vem investindo pesado no mercado brasileiro. Apesar de ser dona da CCE, o que indica uma grande presença em território tupiniquim, a marca está trazendo mais laptops próprios das linhas IdeaPad e ThinkPad.

Recentemente, a empresa nos enviou o modelo IdeaPad S400 Touch para análise. Trata-se de um notebook com design atraente, que se destaca pela espessura reduzida e também pela tela sensível ao toque.

As configurações de hardware não são muito robustas, mas é bom notar que o S400 Touch se propõe a atender ao consumidor que necessita de uma máquina simples para as tarefas do dia a dia. Será que este notebook tem o potencial que você necessita? Isto é o que vamos conferir, mas antes vamos ver as especificações e os resultados dos benchmarks.

Especificações técnicas

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Resultados de benchmarks

PCMark 8 Professional Edition

O PCMark 8 foi gentilmente cedido pela Futuremark (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

3DMark

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Por conta das configurações básicas, não pudemos executar muitos testes no Lenovo S400 Touch. Em diversas ocasiões, os aplicativos de verificações apresentaram erros, muitas vezes decorrentes das limitações da GPU e da CPU.

Aprovado

Design

Apostando na simplicidade, a Lenovo optou por um acabamento de plástico na tampa que imita um material emborrachado. O resultado é que temos um aparelho que não apresenta marcas de dedos e riscos com tanta facilidade, sendo também um laptop apresentável que conta com uma proposta de design diferenciada.

No interior, a cor cinza dá o toque de leveza e harmoniza muito bem com o teclado que puxa para tons mais escuros. A câmera na parte superior é bem integrada e fica centralizada entre borrachas que impedem que o teclado deixe marcas — e danifique — a tela. O botão power fica em uma posição estratégica e as conexões laterais são bem discretas.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Os cantos arredondados nas extremidades da carcaça compactuam perfeitamente com as curvas da tampa e do layout que envolve o teclado. O touchpad de tamanho avantajado aproveita essas mesmas curvas, sendo um componente bem discreto que não conta com botões bem definidos.

A tela não é exatamente do tipo borderless (sem bordas), mas há uma pequena área cercando o display que garante facilidade no uso dos recursos do Windows que necessitam ser ativados através das extremidades da tela.

As vantagens do Windows 8 em um PC leve e fino

É bom ver que, mesmo se tratando de um notebook mais barato, a Lenovo fez questão de caprichar nas medidas do aparelho. Apesar de não ser um ultrabook, o IdeaPad S400 Touch é bem fino e leve (ele pesa pouco mais de 2 kg), o que facilita o transporte do produto.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Uma das grandes vantagens deste notebook se comparado a outros modelos de faixa de preço similar está na questão da tela sensível ao toque. Trata-se de um display que pode captar até dez comandos de toque simultaneamente, possibilitando que você aproveite todos os recursos do Windows 8 e tenha uma experiência diferente.

Em nossos testes, a tela mostrou eficiência na resposta ao toque, garantindo bons resultados para navegar em apps e até para executar alguns games mais básicos. O tamanho avantajado da tela é uma vantagem, pois você pode até mesmo usar algumas funções da interface desktop sem a necessidade de apelar para o mouse.

Hardware razoável

O IdeaPad S400 Touch que testamos (modelo com CPU Intel Celeron) não é um produto para quem busca uma experiência excelente com o Windows. Contudo, mesmo sendo um PC com processador fraco, queremos ressaltar que a máquina tem um bom conjunto de hardware.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

A memória RAM, por exemplo, é bem veloz (não esperávamos que os módulos trabalhassem na frequência de 1.600 MHz) e os 4 GB que vêm instalados são suficientes para abrir uma enormidade de programas ou comportar várias abas no navegador.

O disco rígido de 500 GB também vem a calhar, sendo um componente capaz de guardar muitos vídeos, imagens e músicas. O desempenho do HD não é excelente, mas é satisfatório para o usuário que não costuma jogar ou trabalhar com softwares pesados.

Refrigeração e bateria de bom desempenho

O IdeaPad S400 Touch traz um sistema de refrigeração eficiente. As aberturas laterais e na parte inferior garantem a saída do calor. Durante nossas verificações, constatamos que a temperatura da CPU fica próxima dos 30 °C quando executamos vídeos.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Devemos notar que a bateria do aparelho é bem capacitada. Usando o notebook em modo de energia “equilibrado” (o que reduz o consumo de recursos), o componente energético alcançou o resultado de 2 horas e 32 minutos no modo “produtividade” do Powermark Professional.

O Powermark foi gentilmente cedido pela Futuremark (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Em um teste que fizemos para medir a capacidade da bateria durante a reprodução de vídeos na web, pudemos reproduzir clipes por 2 horas e 10 minutos antes que a energia acabasse. Talvez, estes não sejam os melhores tempos que já vimos em notebooks, mas são valores muito bons para um computador mais em conta.

Áudio de alta qualidade

Não há muitos notebooks de baixo custo que sejam referência em qualidade de som, mas este Lenovo foge do comum. Os alto-falantes posicionados na parte de baixo do produto contam com a tecnologia Dolby Advanced Audio v2, a qual dá um bom reforço na reprodução de músicas e dos mais variados tipos de som.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O som do S400 Touch é limpo, de alta qualidade e dificilmente apresenta distorções. Os graves não deixam a desejar e os agudos e médios são equilibrados. Este laptop vem com um programa específico para regular o som, sendo que a equalização do modo “Música” é ideal para quase todas as situações. O áudio desta máquina preenche o ambiente e agrada até mesmo aos ouvidos mais exigentes.

Preço na medida

No site oficial da Lenovo, este notebook custa absurdos 1.700 reais — valor superfaturado que impossibilita qualquer cogitação de compra do produto. Entretanto, de acordo com os valores no Buscapé, o mesmo computador pode ser adquirido por algo próximo de R$ 1.100.

Esse segundo valor é compatível com o tipo de notebook que estamos tratando (com tela sensível ao toque, configuração básica, design elegante), ainda mais se levarmos em conta os aparelhos de marcas concorrentes que acabam saindo mais caro e não oferecendo os mesmos recursos.

Reprovado

Desempenho deixa a desejar

Mesmo sendo uma máquina para atividades básicas, devemos ressaltar que o hardware deste PC é realmente limitado, tanto que, às vezes, a máquina pode demorar em abrir alguns apps ou responder a comandos de toque.

Ao navegar no Internet Explorer 11 (na versão com interface moderna), por exemplo, o computador demora alguns segundos para conseguir exibir os textos e imagens. Devemos ressaltar que essa demora não se deve ao tempo de carregamento da página, mas ao longo atraso para que o processador consiga renderizar as palavras e exibir o conteúdo na tela.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O principal problema está justamente no processador que não oferece poder de fogo suficiente. Ele pode servir para atividades do cotidiano, sendo suficiente para cuidar de um editor de textos, um navegador e outros apps simples. Todavia, você não pode esperar respostas rápidas em um editor de imagens (mesmo que seja uma simples atividade).

Além da fraqueza da CPU, é preciso comentar que a GPU apresenta um desempenho muito abaixo do esperado. Trata-se do modelo mais básico da Intel HD Graphics, o que significa que você pode assistir a alguns vídeos em HD e rodar jogos bidimensionais (e títulos mais antigos), mas não espere nada muito surpreendente.

Display

O IdeaPad S400 Touch vem com uma tela de LED de 14 polegadas sensível aos comandos de toque. Não vamos entrar no mérito da utilidade do touchscreen, pois o uso deste recurso depende muito do utilizador, mas precisamos tecer alguns comentários sobre a qualidade do display, a fidelidade na reprodução de conteúdos e as principais características.

A tela do IdeaPad S400 Touch não é absurdamente ruim, mas devemos notar que ela também não é muito caprichada. Como você pode conferir nas imagens abaixo, o display distorce as cores com facilidade. Em ângulos muito agudos, é complicado enxergar qualquer coisa.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Os níveis de cor preta não são totalmente distinguíveis, o que gera uma pequena distorção na reprodução de tons escuros durante os filmes. Além disso, é possível notar que alguns tons ficam acinzentados. O tempo de resposta da tela não é dos melhores, porém, como estamos tratando de um notebook para atividades básicas, isso não deve interferir muito nas tarefas do dia a dia.

Sem Bluetooth

Apesar de não ser uma tecnologia essencial para o dia a dia, acreditamos que o adaptador Bluetooth possa sim fazer falta para muitas pessoas. Seja para transferir arquivos do PC para o smartphone ou simplesmente para usar um fone Bluetooth, a tecnologia tem utilidade e faz falta!

Vale a pena?

O Lenovo IdeaPad S400 Touch é uma máquina que acerta em vários pontos, principalmente na bateria, no som e nas medidas reduzidas. Este PC pode agradar ao consumidor menos exigente que busca o básico, até porque é difícil encontrar uma máquina por R$ 1.100 que traga tela sensível ao toque.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Todavia, ficamos com dúvidas sobre as vantagens que existem em investir neste computador. Apesar de ter alguns bons recursos, o IdeaPad que testamos vem com um processador de baixo desempenho (o Intel Celeron é muito fraco), o que acaba sendo um atraso de vida. Assim, não recomendamos a compra desta versão.

Entretanto, queremos deixar claro que vale a pena apostar no IdeaPad S400 Touch que vem com processador Intel Core i3 (um modelo mais forte que garante resultados excelentes). Juntando pouco mais de 1.200 reais, você pode tomar uma decisão inteligente, pois o modelo mais robusto desta linha é uma das melhores opções com relação ao fator custo-benefício.

Este produto foi cedido para análise pela Lenovo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.