Review: LG Optimus G Pro [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Review: LG Optimus G Pro [vídeo]

O Optimus G Pro é o primeiro smartphone da LG a trazer uma tela maior que 5 polegadas. O aparelho também é o primeiro a ter uma resolução de 1920x1080 pixels.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, o modelo traz uma série de melhorias em relação ao Optimus G tradicional, como um novo chipset e uma nova versão do sistema operacional.

O smartphone também traz uma câmera de 13 megapixels e um processador quad-core: tudo para garantir o máximo de desempenho. Veja o que nós achamos dele.

Especificações

Testes de desempenho

*O ASUS FonePad não conseguiu realizar esse teste.

Aprovado

Desempenho

Para movimentar uma tela com a definição de imagem em Full HD, é preciso um hardware potente. O Optimus G Pro possui 2 GB de memória RAM e um processador Snapdragon 600 quad-core, o que permite bastante fluidez no sistema, tanto na interface quanto em games pesados, algo que o aparelho consegue dar conta sem muitos problemas.

Nos testes realizados, o desempenho do aparelho ficou próximo ao de um smartphone top de linha, como o Galaxy S4. O phablet também conseguiu superar o Galaxy Note 2 da Samsung em termos de desempenho.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Apesar do tamanho da tela e do hardware potente, a bateria apresentou bons resultados. No teste de vídeo, conseguimos com que o aparelho ficasse ativo, exibindo vídeos em alta definição via WiFi, por mais de seis horas consecutivas. Se levarmos em conta que os gadgets passam a maioria do tempo em modo de espera, esse período deve se estender por pelo menos um dia inteiro antes que ele precise de uma recarga.

Design

O visual do Optimus G Pro lembra muito o visual do Galaxy Note II da Samsung. E isso não é exatamente um acidente, pois o aparelho é uma resposta ao gadget da Samsung.

Para quem não está acostumado, manusear um phablet pela primeira vez não é uma tarefa muito confortável, pois é preciso se acostumar com as dimensões do aparelho, que pode parecer meio desajeitado no início tanto no bolso quanto nas mãos.

Felizmente, o design do phablet favorece esse aprendizado trazendo diversas “facilidades”, como os botões de volume e de força/sleep, que são posicionados nas laterais, próximos à parte central do aparelho. Desse modo, é preciso fazer menos malabarismo para acessar essas funções.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Se comparado com o Galaxy Note II, o modelo também leva uma vantagem quanto ao design: ele é mais fino que o phablet da Samsung, o que permite um manuseio mais confortável, principalmente para quem possui mãos menores.

O case do Optimus G Pro é inteiro em plástico, o que passa um aspecto maior de fragilidade, mas conta a favor do peso do aparelho. Apesar disso, o acabamento é muito bom e a tampa traseira, mesmo sendo removível, possui contatos firmes.

Tela

A LG não brincou na hora de desenvolver a tela IPS de 5,5 polegadas do aparelho. A resolução de 1920x1080 pixels proporciona uma densidade de 401 pixels por polegada.

Graças a isso, temos uma tela capaz de exibir imagens com uma qualidade impressionante. As cores são vivas e fortes, mesmo em ambientes com muita luz. Filmes em Full HD, por exemplo, ficam belíssimos na tela do aparelho. A definição de imagem também permite uma leitura muito mais confortável de textos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A ferramenta “Tela inteligente” mantém a tela ligada quando o gadget detecta seus olhos, e o recurso ”vídeo inteligente” pausa o filme quando você não está olhando para a tela.

Interface Optimus UI

O sistema utilizado pelo phablet da LG é o Android Jelly Bean. Mas, como quase todos os desenvolvedores, a LG mexeu na interface, aplicando sobre ela o Optimus UI, que traz inúmeros recursos para a personalização do visual do aparelho.

Outras modificações incluem a tela de aplicativos, que mostra tudo separado por abas: aplicativos instalados, widgets e apps baixados por você — o que garante uma melhor organização de tudo o que for instalado no aparelho.

Uma das vantagens do Android é a possibilidade de se modificar as funções dos botões físicos dos aparelhos. A LG aproveitou esse diferencial e incluiu a “Tecla rápida”, que é um botão de atalho na lateral do aparelho.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ao pressioná-lo, você executa o QuickMemo, utilizado para realizar anotações e lembretes rápidos. É claro que essa é a configuração de fábrica da tecla, que pode ser ajustada livremente para acessar qualquer programa instalado no aparelho.

O Optimus G Pro também vem com alguns aplicativos pré-instalados. Entre eles, o LG Backup, que permite que você faça uma cópia de segurança de todos os aplicativos e configurações do aparelho, e o Quick Remote, que transforma o phablet em um controle remoto: ótimo para controlar a sua TV, mas melhor ainda para controlar projetores durante apresentações.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O aparelho também já conta com o Google Now, o assistente pessoal inteligente do Android. Para acessar essa função, basta pressionar a tecla frontal por alguns segundos até que um menu apareça na tela, trazendo os aplicativos abertos recentemente, um administrador de tarefas e o Google Now.

Quem gosta de personalizar a interface do aparelho vai gostar das animações presentes no sistema. O modelo traz sete efeitos de animação diferentes, além de quatro temas para que você possa mudar a cara do smartphone.

Para completar, a Optimus UI traz algumas configurações que visam facilitar o acesso ao sistema com apenas uma mão, algo importante em um aparelho com tela de 5,5 polegadas.

Câmera de 13 megapixels

A Câmera de 13 megapixels do Optimus G Pro é capaz de realizar fotos com excelente qualidade, mesmo em ambientes internos e com luz artificial. O aplicativo de câmeras oferece alguns recursos interessantes, como filtro de imperfeição, que faz com que a pele pareça mais brilhante e suave nas fotos.

Outro recurso bem-vindo é o disparo contínuo do obturador, que permite a captura de até 20 fotos de uma vez só, ideal para escolher a melhor foto. Para completar, a função “automático inteligente” pode identificar as características da cena e ajustar as opções da abertura e da velocidade do obturador para melhorar a qualidade das fotos.

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Outro recurso interessante é a foto com as duas câmeras simultâneas. Imagine que você está sozinho visitando algum ponto turístico e quer aparecer na foto. Com esse recurso, é perfeitamente possível fazer isso.

Fotos panorâmicas também são um ponto forte da câmera do aparelho. Além do modo-padrão, também encontrado em outros aparelhos, o Optimus G oferece o Panorama VR, que permite a criação de fotos panorâmicas esféricas.

Para completar, o aparelho pode gravar vídeos em resolução Full HD.

Reprovado

Não tem stylus

O phablet da LG é um concorrente direto do Galaxy Note 2, mas não oferece uma caneta Stylus para facilitar a entrada de informações na tela, como o aparelho da Samsung. A caneta seria o complemento perfeito para o aplicativo QuickMemo.

Vale a pena?

Antes de escolher um aparelho desse tamanho é preciso considerar a necessidade de uma adaptação. Felizmente, isso não demora a acontecer e, poucas horas depois de começar a usar, você dificilmente vai querer voltar para um smartphone comum.

O aparelho da LG é uma excelente alternativa ao Galaxy Note 2, principalmente porque ambos custam cerca de R$ 2.000 no mercado brasileiro. O Optimus G Pro sai na frente por trazer uma tela com mais resolução e ser mais “fino” que o concorrente, o que facilita o ajuste do aparelho em mãos menores.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O desempenho geral do gadget é excelente e ele traz recursos importantes, com destaque para a câmera de 13 megapixels e para a incrível qualidade de imagem da tela.

O Optimus G Pro é uma excelente alternativa para quem busca um smartphone com uma tela maior e certamente vale o investimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.