(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

A Roccat é uma empresa especialista no desenvolvimento de produtos para gamers. Com acessórios que oferecem diferentes tipos de recursos, a companhia consegue atender desde os jogadores casuais até os mais hardcore.

Pensando nessa galera que encara a jogatina como uma coisa muito séria, a fabricante lançou um headphone que visa suprir todas as necessidades para quem busca precisão e alta qualidade.

O Roccat Kave 5.1 é um periférico que conta com um sistema real de cinco canais e que atende também às necessidades do jogador que precisa de sons graves em alto volume. A empresa nos enviou esse monstro para testarmos de perto todos os recursos e avaliarmos se ele realmente entrega a qualidade prometida. Vamos conferir!

Aprovado

5.1 canais de verdade!

A primeira coisa que reparamos ao tirar o Kave da embalagem foi a presença de diversos alto-falantes dentro das conchas. Além desse detalhe, a presença de quatro pinos de áudio na ponta do cabo e de um conector USB convence o jogador de que este é um aparelho preparado para toda a ação em múltiplos canais.

Após conectar o aparelho ao computador — que evidentemente precisa de uma placa de som preparada para 5.1 canais —, realizamos alguns testes para conferir se todos os alto-falantes estavam funcionando. Nesse momento, percebemos a grande diferença de um fone comum para este modelo de alta qualidade.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O Kave reproduz os sons em alto volume e é muito fácil identificar quais vem da direita, da esquerda, da frente e de trás. Ao ativar apenas o canal do subwoofer, ficou claro que estávamos desfrutando de um headphone que vem para substituir a experiência de algo do tipo. Os graves do dispositivo são perfeitos e fazem os tímpanos tremerem.

Confortável

Nesses primeiros momentos de testes, pudemos averiguar a qualidade de construção e o conforto oferecido. O Kave é muito resistente e preparado para durar alguns bons anos. As espumas revestidas na parte superior servem para evitar que sua cabeça fique em contato com o plástico que é fixado nas conchas de som.

As espumas nas laterais são ideais para isolar um pouco do som produzido e evitar que muito barulho externo interfira na reprodução do áudio. Além disso, elas servem para impedir que o headphone faça muita pressão sobre as orelhas.

Praticidade é tudo

Um dos grandes diferenciais do Roccat Kave 5.1 é a presença de um controle externo que garante o ajuste de volume dos múltiplos canais. Neste aparelho, você pode facilmente controlar o volume geral e emudecer o microfone.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Ao lado dos controles principais, um compartimento acomoda níveis de volume para cada canal, garantindo que você personalize sua experiência de acordo com o conteúdo em execução. Apesar de ser um componente adicional, esse item não requisita a instalação de quaisquer drivers ou softwares. Aliás, o Kave não necessita de nada para funcionar.

Alta qualidade sonora

Enfim, depois de avaliarmos os pormenores, partimos para o uso durante a jogatina. O nível de volume do Kave é absurdamente surpreendente. Inclusive, recomendamos tomar muito cuidado para não abusar dele, visto que isso pode causar sérios danos à audição.

A qualidade do microfone não é profissional, mas é suficiente para quem precisa de comunicação durante a jogatina. Graças ao isolamento das conchas, o microfone não chega a capturar os sons produzidos pelos alto-falantes.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Testamos o dispositivo com Crysis 2, Batman: Arkham City e Metro 2033. Em todos os games, ele reproduziu os sons com alta qualidade e sem distorções. No caso dos games de FPS, a presença dos múltiplos canais de áudio dá outra vida ao game.

Independente do momento, todo o som é facilmente distinguível. O jogador pode identificar o que vem de trás e dos lados. Isso é muito importante para jogadores que precisam atuar com rapidez para aniquilar os inimigos. Basicamente, esse Roccat é um dos melhores produtos para gamers.

Reprovado

Com fio

Existem jogadores que são a favor de headphones com fio e outros que são contra. Como jogamos games do tipo FPS, tivemos de sentar próximo do PC, portanto essa questão não influenciou em quase nada. O Kave mostrou ótimo desempenho com seus cabos e os fios não atrapalharam o uso de outros aparelhos.

Acontece que existem jogadores que preferem sentar no sofá e desfrutar da jogatina sem fio. Caso você seja esse tipo de gamer, saiba que o Kave vai limitá-lo a sentar no máximo a 3 metros do computador.

Vale a pena

Depois de algumas horas de jogatina, ficamos mais do que convencidos de que o Kave é um headphone para gamers que realmente buscam alta qualidade e não dispensam a presença de múltiplos canais de áudio verdadeiros.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O dispositivo adicional para o controle de volume vem a calhar e é um dos diferencias do produto. O design é elegante e as luzes azuis combinam com muitos PCs gamers. Este produto da Roccat nos satisfez nos mínimos detalhes e por isso damos a certeza de que vale a pena investir cada centavo nele.

Em nossas pesquisas, encontramos o Roccat Kave 5.1 com valores que variam entre 450 e 650 reais. Mesmo considerando o valor mais alto, ainda não acreditamos que o dinheiro seja mal investido. Claro, se você puder pagar pouco pelo produto, isso será muito melhor para seu bolso.

Este produto foi cedido gentilmente para análise pela loja online MegaMamute.