Análise: caneta Bamboo Stylus da Wacom

3 min de leitura
Imagem de: Análise: caneta Bamboo Stylus da Wacom

Modelo Solo (Fonte da imagem: Divulgação/Wacom)
A Wacom está lançando uma nova família de canetas que promete deixar o uso de tablets — tanto iPads quanto modelos com o sistema operacional Android — ainda mais fácil e divertido. Denominada de Bamboo Stylus, a linha traz três modelos: Solo, Duo e Pocket.

Todas as três canetas apresentam o mesmo estilo de ponta emborrachada feita para entrar em contato com o tablet. No entanto, o modelo Duo ainda traz em sua outra extremidade uma caneta de tinta comum, e o modelo pocket é vendido em um formato compacto (mas com tamanho ajustável).

Em nossa análise, testamos o exemplar Solo — que traz apenas a ponta emborrachada e é comercializado em seis diferentes cores. Confira as especificações da caneta:

  • Dimensões: 9 mm de diâmetro e 120 mm de comprimento;
  • Peso: 20 g;
  • Cores disponíveis: preto, branco, laranja, rosa, verde e azul.

Prós

Facilitando algumas ações do tablet

A Bamboo Stylus se torna prática para o uso dos tablets por responder bem a alguns dos principais comandos: passar fotos, utilizar o teclado digital e selecionar aplicativos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Wacom)
Por ter uma ponta emborrachada e maleável, esta caneta consegue transmitir para o dispositivo a “sensação” de que um dedo realmente estaria em contato com a tela — fazendo com que os comandos sejam facilmente compreendidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Estética agradável

A caneta da Wacom ainda possui um estilo minimalista e um formato igual ao de uma caneta de tinta. Além disso, o modelo Solo apresenta um bom acabamento e dá ao proprietário a opção de retirar ou não a presilha (igual a encontrada em canetas normais) que fica em uma das extremidades.
 

(Fonte da imagem: Divulgação/Wacom)
E para garantir que este produto se adeque ainda mais ao gosto do consumidor, a Wacom disponibiliza seis estilos de cores para a área central da caneta — já suas extremidades sempre são prateadas e a ponta com uma borracha na cor preta.

Contras

Ergonomia

No entanto, apesar de ser visualmente agradável, a Bamboo Stylus Solo pode deixar a desejar quanto à sua ergonomia. No caso, a caneta possui um formato “reto” em suas laterais e é revestida por um material pouco aderente na área em que os dedos ficam em contato com o produto — fazendo com que o manuseio não seja muito confortável depois de certo período segurando a caneta.

(Fonte da imagem: Divulgação/Wacom)
Tudo isso ainda é agravado pelo fato de que, em um tablet, você não poderá descansar o seu pulso sobre a superfície (como acontece quando estamos escrevendo em uma folha de papel, por exemplo), fazendo com que você tenha que deixar a sua mão levantada. Assim, a caneta fica em uma posição ainda mais vertical, aumentando as chances de permanecer deslizando levemente entre os dedos.

Desenhos e anotações

E apesar de ter um bom desempenho em ações rotineiras no uso de tablets (selecionar aplicativos, digitar etc.), a Bamboo Stylus Solo apresenta alguns pontos negativos quanto à sua utilização para desenhos e anotações.

(Fonte da imagem: Divulgação/Wacom)
Assim como a realização dessas atividades é um pouco dificultada pelo uso dos dedos, a caneta da Wacom apresenta uma ponta grossa e, por isso, pode apresentar leves atrasos e não realizar, algumas vezes, os traços solicitados com muita precisão — mas isso pode ser contornado caso você pressione a caneta um pouco mais sobre a tela (especialmente para a produção de traços finos).

Vale a pena?

Em partes. Se você gosta de desenhar, mas não se preocupa muito quanto à questão de precisão constante (tendo que esboçar, em alguns momentos, pressionando um pouco mais forte a caneta sobre a tela), a Bamboo Stylus poderá ser uma boa forma de se entreter com o seu tablet.

Além disso, em locais frios (em que o uso de luvas se torna necessário), a caneta poderá ser bastante útil.

No entanto, mesmo funcionando bem com outras ações no dispositivo (como usar o teclado digital), o uso da caneta em locais mais quentes (em que não há o uso de luvas) poderá se restringir mais a desenhos e anotações, já que, instintivamente, outros comandos se tornam mais práticos com o dedo.

Na Amazon, a Bamboo Stylus Solo é comercializada por cerca de 17 dólares.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.