Análise: headset GX Series HS-G700V Cavimanus Virtual 7.1 da Genius

3 min de leitura
Imagem de: Análise: headset GX Series HS-G700V Cavimanus Virtual 7.1 da Genius

(Fonte da imagem: Divulgação/Genius)

Com o GX Series HS-G700V Cavimanus Virtual 7.1, a Genius tenta fortalecer seu nome como uma fabricante de acessórios especializados em oferecer experiências mais imersivas para jogadores hardcore. Com um visual marcante, o acessório chega com a promessa de tornar ainda mais divertida e confortável a vida de quem tem o PC como plataforma preferencial.

Fizemos uma rodada de testes com o headset e, neste artigo, descrevemos todas as impressões que ele nos passou. Para comprovar a real qualidade do produtos, utilizamos os jogos Counter-Strike: Global Offensive, Call of Duty: Modern Warfare e The Elder Scrolls V: Skyrim, além de programas multimídia capazes de testar sua verdadeira capacidade de lidar com todas as situações do cotidiano.

Prós

Design

O primeiro aspecto que chama atenção no Cavimanus é o seu tamanho avantajado, resultante do sistema de vibração do dispositivo. Apesar de seu tamanho, o acessório se adapta sem problemas aos mais variados tamanhos de cabeça, e suas saídas de som se encaixam facilmente nas orelhas do consumidor, envolvendo-as completamente.

(Fonte da imagem: Divulgação/Genius)

Mesmo que você seja daqueles que se movimentam de um lado para outro enquanto jogam, o fone de ouvido dificilmente sairá da posição inicial durante uma partida. Uma característica que se destaca no produto é o seu bom isolamento acústico: conversas próximas dificilmente chegam a incomodar, mesmo que a intensidade do volume não esteja muito elevada.

Apesar de o dispositivo possuir um peso relativamente maior do que opções mais convencionais, isso não chega a incomodar. Mesmo depois de longas sessões de jogo, o Cavimanus em nenhum momento se mostrou desconfortável ou exigiu a realização de ajustes para continuar em uma posição considerada adequada.

Outra vantagem do headset em relação a outras opções da mesma categoria disponíveis atualmente é a posição de seu controlador de volume. Localizado no lado esquerdo do aparelho, o controlador pode ser acessado facilmente, algo que nem sempre acontece quando essa função está localizada em um ponto específico do cabo de conexão utilizado.

Fidelidade sonora

A partir do momento em que um jogo é iniciado, uma das características que mais chamam a atenção no Cavimanus é a sua qualidade de áudio. Mesmo com o volume em sua intensidade máxima, não houve distorções notáveis — situação que permaneceu a mesma quando a função vibratória foi iniciada.

(Fonte da imagem: Divulgação/Genius)

Nos testes de capacidade surround e de frequência que realizamos, o aparelho mostrou resultados bastante eficientes. Toda essa qualidade faz com que seja difícil apontar defeitos no produto quando se leva em conta somente a capacidade de reproduzir músicas e efeitos sonoros de um game.

Função de vibração

Embora seja estranho pensar em um fone capaz de vibrar (característica normalmente restrita a controles), a função desempenha um papel importante na experiência oferecida pelo Cavimanus. Em títulos como Counter-Strike e Call of Duty, o acessório oferece uma resposta bastante realista no que diz respeito aos tiros efetuados, ajudando a aumentar a sensação de imersão no que está passando na tela.

Até mesmo nos ambientes sombrios e desolados de The Elder Scrolls V: Skyrim a função fez uma grande diferença, tornando mais intensos os graves da música ambiente. O recurso só não se mostrou muito adequado para a reprodução de músicas, mas, felizmente, basta apertar um botão localizado no lado direito do headset para encerrar imediatamente qualquer espécie de vibração.

Contras

Posicionamento do microfone

O principal problema do Cavimanus está justamente na maneira como seu microfone está localizado. Apesar de captar bem a fala do jogador, o dispositivo fica a uma distância relativamente grande da boca e, como não é possível ajustá-lo para fazê-lo ficar mais próximo, não é difícil que outros sons do ambiente acabem sendo capturados pelo aparelho.

Vale a pena?

Custando entre R$ 210 e R$ 296, o Cavimanus é recomendado para quem gosta de fidelidade sonora e de conforto quando a intenção é passar diversas horas em frente ao computador. Durante os testes realizados pelo Tecmundo, o dispositivo mostrou um desempenho que, se não exatamente surpreendente, não decepcionou em nenhum momento.

(Fonte da imagem: Divulgação/Genius)

Apesar de seu microfone mal posicionado, o acessório se mostra uma ótima adição para títulos em que a comunicação com seus aliados é indispensável — mesmo que isso signifique a captura indesejada de barulhos presentes no ambiente em que você está. A única ressalva fica por conta do fato de que o dispositivo só possui uma única conexão USB, o que inviabiliza seu uso em qualquer outro aparelho que não seja um computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.