WhatsApp Pay é aprovado e começa a funcionar na Índia

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp Pay é aprovado e começa a funcionar na Índia
Imagem: Pixabay

O serviço de pagamentos e transferência de dinheiro via WhatsApp está oficialmente aprovado pela primeira vez em um país. A Índia é o primeiro local em que a plataforma foi autorizada a operar, com as novidades já entrando no ar a partir desta sexta-feira (6).

Isso significa que a população da Índia já pode usar o WhatsApp para enviar dinheiro aos contatos ou fazer pagamentos a serviços e produtos oferecidos por contas comerciais. Dono do mensageiro, o Facebook confirmou a chegada do recurso por meio de uma postagem no blog oficial da rede social e até Mark Zuckerberg gravou um vídeo explicando algumas das utilidades da nova função.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Inicialmente, os testes do sistema de pagamentos via WhatsApp começaram em 2018 na Índia, um dos países com o maior mercado da plataforma de chat e local que costuma ser o primeiro a testar novidades — incluindo filtros de combate à desinformação. Porém, levou tempo até a companhia ajustar o funcionamento da função e obter a aprovação do National Payments Corporation of India (NPCI), a entidade governamental responsável pela regulamentação de novos meios de pagamento.

Você pode enviar dinheiro tão fácil quanto anexa documentos e imagens.Você pode enviar dinheiro tão fácil quanto anexa documentos e imagens.Fonte:  Facebook 

No lançamento, cinco bancos indianos de grande porte já estão confirmados e é necessário cadastrar um novo PIN que será solicitado para confirmar cada transferência. Agora, a empresa planeja expandir a novidade para ser usada em regiões rurais do país.

E por aqui?

O Brasil segue na etapa de regulamentação do sistema de pagamentos. O serviço foi anunciado em junho de 2020 e, poucos dias depois, suspenso pelo Banco Central até que todas as avaliações de risco fossem concluídas. Segundo a Cielo, parceira do WhatsApp na empreitada, o funcionamento deve ser liberado ainda em novembro de 2020.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.