Elon Musk anuncia satélites Starlink para 19 mil escolas na Amazônia

2 min de leitura
Imagem de: Elon Musk anuncia satélites Starlink para 19 mil escolas na Amazônia
Imagem: JL IMAGES/Shutterstock

O bilionário Elon Musk anunciou nesta sexta-feira (20) que os satélites Starlink levarão internet para 19 mil escolas em áreas rurais na Amazônia. Além disso, os equipamentos espaciais devem realizar monitoramento na região amazônica.

O dono da Tesla e SpaceX desembarcou no Brasil na manhã de hoje para se encontrar com o ministro da Economia, Fábio Faria, em uma reunião que tratará justamente sobre conectividade. Além disso, Musk também deve se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O homem mais rico do mundo chegou a dizer em suas redes sociais que estava “super animado por estar no Brasil”.

Conectando escolas

Faria publicou, pela manhã, fotos com Musk. Na quinta-feira (19), o ministro já havia dito também no Twitter que o governo fará uma reunião hoje para debater sobre os “marcos regulatórios, regulação na Amazônia e conectividade nas escolas”.

De acordo com ele, o objetivo da pasta é “conectar 100% das escolas até o final do ano e fazer com que a tecnologia ajude na preservação da Amazônia”.

[ATUALIZAÇÃO – 17H50]: O governo federal oficializou já no final da tarde o acordo para que os satélites Starlink levem internet para 100% das escolas da região norte do país até o final de 2022.

O encontro entre representantes do governo, incluindo o presidente Bolsonaro, e o empresário Elon Musk foi realizado no município de Porto Feliz, em São Paulo. Apesar da intenção entre as partes, não houve a assinatura de nenhum contrato.

O ministro das Comunicações, Fabio Faria, explicou que os satélites para levar acesso à rede devem ser lançados na Amazônia “nos próximos meses” e que haverá novos encontros para definir detalhes formais da ação.

Elon MuskOs detalhes técnicos e investimentos da parceria serão discutidos em outro momento, disse o ministro Fabio Faria (Foto: Zack/MCom)

A Starlink já pode explorar o sistema de satélites não geoestacionários no Brasil porque recebeu, em janeiro deste ano, autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.