Elon Musk suspende compra do Twitter para avaliar situação de bots

1 min de leitura
Imagem de: Elon Musk suspende compra do Twitter para avaliar situação de bots
Imagem: Wikimedia Commons/Steve Jurvetson

A aquisição do Twitter pelo empresário Elon Musk foi colocada oficialmente em suspensão por tempo indeterminado. O próprio bilionário anunciou a pausa nas negociações em seu perfil na rede social.

O motivo é um relatório da companhia que, como afirma a agência de notícias Reuters, aponta que menos de 5% dos usuários ativos diários que são cadastrados e monetizáveis da plataforma são falsos — desde robôs replicadores de mensagens automáticas até perfis falsos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O problema é que Elon Musk parece não confiar no estudo e quer revisar os cálculos para saber exatamente a situação dessas contas. "O acordo do Twitter está temporariamente suspenso por causa dos detalhes pendentes que confirmem o cálculo de que contas falsas ou de spam representam, de fato, menos de 5% dos usuários", afirma.

Os dados mais recentes do Twitter indicam que a rede social tem 226 milhões de usuários ativos diários. Ou seja, o relatório aponta que no máximo 11,3 milhões seriam perfis não verdadeiros. Por outro lado, o documento indica que o cálculo é "aproximado" e o valro real pode ser maior do que o esperado. É essa confirmação que Musk vai buscar, ainda sem detalhar como ela será feita.

Em 2017, um estudo feito por uma universidade norte-americana apontava que 15% dos usuários eram robôs. Musk oficializou a compra do Twitter em 25 de abril deste ano, mas há vários detalhes pendentes até que a aquisição seja concretizada — desde a aprovação de órgãos reguladores até eventuais exigências feitas pelo empresário, como o caso da atual.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.