AMD pode lançar placas Greenland de 14 nm em 2016 [rumor]

1 min de leitura
Imagem de: AMD pode lançar placas Greenland de 14 nm em 2016 [rumor]

Faz pouco tempo que nós colocamos nossas mãos na nova série de placas de vídeo da AMD, mas é claro que a fabricante já está planejando o desenvolvimento da série R9 400 e também do sucesso do chip gráfico que equipa a placa Fury X.

Pois bem: de acordo com um rumor postado no site MyDrivers, a AMD já tem tudo esquematizado para o verão de 2016 (inverno no Brasil). E parece que, assim como os processadores para desktops, os chips gráficos da AMD também serão fabricados pela Samsung.

Os componentes da série Greenland devem ser produzidos nas instalações da Globalfoundries, que atua em conjunto com a Samsung para a fabricação de peças com litografia de 14 nanômetros. A produção em massa está agendada para o segundo trimestre de 2016, com disponibilidade para junho do mesmo ano.

Vale notar que um dos grandes diferenciais da nova série Radeon R9 400 é a chegada de uma arquitetura completamente nova, que se distinguirá da GCN que vem sendo usada desde a série Radeon HD 7000.

Além do salto na litografia, essa linha de chips deve trazer memória HBM (possivelmente já a segunda versão), até 16 GB de memória de vídeo e um processador completamente remodelado. As promessas são inúmeras, mas nada é oficial e ainda não sabemos se tudo isso será cumprido. Resta aguardar pelo melhor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.