O tempo passa, e a AMD resolveu priorizar somente os modelos de placas de vídeo mais recentes lançados pela empresa. A partir de novembro de 2015, diversas gerações tiveram o suporte encerrado por estarem ultrapassadas e atingirem o pico de otimização de desempenho.

A situação engloba as seguintes linhas de placas gráficas: AMD Radeon HD 8000 (HD 8400 para baixo), Radeon HD 7000 (HD 7600 para baixo), Radeon HD 6000 e Radeon HD 5000. Todas foram movidas para a linha "legado" de suporte, o que significa que não terão mais drivers adicionais lançados no futuro.

Assim, a AMD pode voltar a atenção das equipes somente para o desenvolvimento de melhorias para placas baseadas na arquitetura GCN. A marca recomenda a substituição para quem usa as placas de alto desempenho da empresa para games e cujo atual modelo está na lista de descontinuados.

A medida foi anunciada ao mesmo tempo que o Radeon Software Crimson Edition foi lançado. As últimas novidades para as placas de suporte encerradas são o lançamento Beta do Crimson 15.11 e a versão 15.7.1 do Catalyst.

O que você acha da decisão da AMD de encerrar suporte para modelos lançados antes de 2013? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: