Monstra: AMD está planejando APU Exascale com 32 núcleos e 32 GB de memória

1 min de leitura
Imagem de: Monstra: AMD está planejando APU Exascale com 32 núcleos e 32 GB de memória

Depois de impressionar o mundo com algumas tecnologias excepcionais nas placas de vídeo da série Radeon, a AMD deixa todos boquiabertos ao publicar um documento de registro de uma APU, ainda em desenvolvimento, que deve contar com 32 núcleos!

Trata-se de um componente que ainda não apareceu nos planos liberados anteriormente pela fabricante, já que á uma unidade computacional que ainda tem poucas especificações definidas.

O componente é um Processador Heterogêneo Exascale (EHP) que conta com unidade central de processamento (CPU), chip gráfico (GPU) e memória RAM dedicada. De acordo com o esquema rudimentar publicado pela AMD, o produto terá 32 núcleos, mas não foi definido o tipo dos núcleos, tampouco a arquitetura — que pode ser x86 ou ARM.

Na figura divulgada, podemos conferir que próximo aos núcleos de processamento temos as pilhas de memória (que devem somar 32 GB e usar uma tecnologia 3D superior ao HBM2, sendo capaz de trabalhar com largura de banda superior a 4 TB/s) e a unidade gráfica (com uma arquitetura que ainda será desenvolvida).

Alguns sites cogitam números de memória cache, alegando que o componente deve ter 16 MB em nível L2 e 64 MB em nível L3, mas nada disso foi confirmado pela fabricante. Além da memória RAM interna, este chip deve ser capaz de usar memória adicional, mas possivelmente será um padrão diferente do DDR4.

Como toda esta informação não foi divulgada oficialmente pela AMD, não há como saber detalhes sobre o lançamento do produto, mas assim como outras fabricantes que estão trabalhando em chips EHP, a fabricante dos chips Zen também só deve trazer tais APUs ao consumidor depois de 2020. De qualquer forma, o futuro será surpreendente, não é mesmo?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.